Debate envolve a adaptação da produção antecipada de provas ao sistema judiciário brasileiro
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região receberá no dia 22 de novembro, quinta-feira, o professor americano Charles Cole, da Universidade Samford, do Alabama, que fará uma palestra sobre o tema “Discovery nas Cortes Americanas e o Precedente Vinculante nos Estados Unidos e a Emenda 45/2005 no Brasil”.
A palavra Discovery (descoberta) significa, em princípio, a revelação do que antes estava escondido. Nos Estados Unidos, a Discovery tornou-se um procedimento jurídico em que o juiz reúne as partes juntamente com provas e documentos, ouve os testemunhos, analisa os documentos e dá a decisão em seguida. Em geral, a produção de provas se dá no início do procedimento, antes da realização da tramitação processual.
Os instrumentos da Discovery podem ser apresentados pelo depósito de: respostas a perguntas orais ou escritas, interrogatórios, produção de documentos, permissão para entrar em terras ou propriedades, exames físicos e mentais, e pedidos de admissão de outras possibilidades. Com o uso deste método, praticamente 80% a 90% dos casos ajuizados resultam em acordos, não chegando sequer ao juiz.
Com este procedimento, as partes já têm a oportunidade de ver o que o outro lado tem como prova ou em seu poder, avaliando antecipadamente a conveniência de continuar litigando, arcando com as custas do processo. Como as custas processuais são elevadas, evitá-las passa a ser conveniente.
O interesse no estudo comparado da Discovery passa a ser útil, sobretudo no momento em que tentamos inserir em nossa cultura os métodos alternativos de solução de conflitos.
O evento, promovido em conjunto pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) e a Escola Paulista de Magistratura, terá tradução simultânea e está marcado para começar às 19h no auditório do TRF3, localizado na Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul, 25º andar.
Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1299 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br