TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

21 / novembro / 2007
CICLO DE PALESTRAS PROMOVIDO PELA ESCOLA DE MAGISTRADOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA 3ª REGIÃO TEM INÍCIO EM BRAGANÇA PAULISTA

Durante quatro dias, será discutida “A Visão Constitucional na Justiça Federal” no campus da Universidade São Francisco

 

O ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também coordenador–geral da Justiça Federal, abriu ontem, 20/11, o seminário "Visão Constitucional na Justiça Federal", promovido pela Escola de Magistrados (Emag) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região falando sobre o tema "Organizações Criminosas – Lavagem de Dinheiro e Políticas Públicas para seu Enfrentamento".

 

O evento contou com a participação da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Marli Ferreira; do prefeito de Bragança Paulista, João Afonso Sólis; do vice-reitor da Universidade São Francisco, Frei José Antônio da Cruz Duarte; dos desembargadores federais do TRF3 Newton De Lucca, Carlos Muta, Nelton dos Santos e Jedial Galvão, além de juízes federais e estaduais, servidores da Justiça Federal, professores e alunos da universidade.

 

Maior autoridade no país sobre o assunto, o ministro Gilson Dipp falou com muita clareza sobre os problemas que o país enfrenta com a corrupção e a impunidade e como agem as organizações criminosas que podem estar localizadas no sistema financeiro, na pirataria, no tráfico de drogas e nos crimes praticados contra a Administração Pública. Segundo ele, “os limites do Estado, ainda preso aos seus sistemas jurídicos formais, expressam uma posição de grande desvantagem diante da informalidade e ilicitude das organizações criminosas que não conhecem fronteiras, não têm pátria e não respeitam a soberania”.

 

Em sua visão, o mais moderno direito processual da América Latina vem sendo praticado nas varas federais especializadas em crimes de lavagem de dinheiro. “Estamos vivenciando uma nova realidade em Direito Penal e as faculdades de direito devem dar maior atenção a essas mudanças”, ressaltou..

 

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, destacou a importância dos temas ali discutidos para a formação do conhecimento jurídico dos alunos e operadores de direito.

 

O desembargador federal Newton De Lucca, diretor da Escola de Magistrados, cumprimentou o ministro Gilson Dipp pela brilhante palestra e agradeceu pelo apoio que tem dado, como coordenador-geral da Justiça Federal, a todas as Escolas de Magistratura Federais do país.

Nos demais dias, todas as palestras estarão a cargo de desembargadores do TRF3: hoje, 21/11, às 19h30, o desembargador federal Jediael Galvão abordará o tema “Princípios Constitucionais da Seguridade Social”. Às 20h30, o desembargador Cotrim Guimarães irá tratar dos “Aspectos Civis e Constitucionais da Função Social da Posse”.

Amanhã, 22/11, às 8h30, o desembargador Nelton dos Santos apresentará o tema “Medidas Liminares e a Segurança Jurídica”. Às 9h30, será a vez do desembargador Carlos Muta, com “Constitucionalismo e Controle de Constitucionalidade”.

Na sexta-feira, 23/11, às 19h30, o desembargador Newton De Lucca, diretor da Emag, fará a conferência de encerramento intitulada  
“A Importância da Justiça Federal na Sociedade Brasileira”.

Edgard Catão / TRF3

1 - Fachada do prédio principal do Campus da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP)
2 - Mesa de trabalhos composta para a abertura do ciclo de palestras promovido pela Escola de Magistrados (Emag) da 3ª Região
3 - Desembargador federal Newton De Lucca, diretor da Emag
4 - Desembargadora federal Marli Ferreira, presidente do TRF3
5 - Ministro Gilson Dipp (STJ) durante sua palestra
6 - Platéia atenta à manifestação do ministro Gilson Dipp

Selma Alcântara
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1496 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br