A premiação acontecerá no próximo dia 3 de dezembro, segunda-feira, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região receberá oficialmente na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, o “Selo Ambiente Livre de Tabaco”. A entrega do selo, criado pela Secretaria Estadual da Saúde, acontecerá às 9h30, no auditório A – térreo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na Rua Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera, em São Paulo.
O “Selo Ambiente Livre de Tabaco” é uma premiação para as instituições públicas, estabelecimentos comerciais e empresas que implementem ambientes 100% livres da poluição tabágica ambiental, com o objetivo de garantir que o tabaco não prejudique a saúde de quem não é fumante.
Para receber o certificado os estabelecimentos são vistoriados por agentes da Vigilância Sanitária que confirmam se no local não existe fumaça de cigarro. A vistoria no TRF3 foi realizada ontem, dia 27 de novembro, onde foi constatado ambiente livre de tabaco.
Um dos motivos que levaram o TRF3 a receber o selo foi a Portaria nº 5.141, assinada pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, em maio deste ano, que proibiu o uso de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, nas dependências, escadarias e áreas comuns do edifício-sede do Tribunal.
Além disso, a equipe de saúde da Divisão de Assistência Médico-Odontológica do TRF3, DAME, oferece tratamento para os magistrados e servidores que queiram abandonar o hábito. Basta ligar para o ramal 1562 ou 1563 e agendar uma entrevista.
Para o diretor da Subsecretaria de Assistência Médico e Social, médico Alberto Ogata, a medida adotada pela presidência do TRF3 é importante porque está provado cientificamente que a poluição ambiental causada por cigarro é nociva também aos que não fumam, aumentando significativamente o risco de várias doenças, destacando-se entre elas o câncer de pulmão e as doenças cardiovasculares.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
O consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente doenças cardiovasculares (infarto, angina), câncer e doenças respiratórias bstrutivas crônicas (enfisema e bronquite), podendo ainda causar: impotência sexual no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e trombose vascular. (Dados do INCA). Porém, ao parar de fumar, o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo.
A partir de agora, magistrados, funcionários, advogados e as pessoas que entrarem no prédio do TRF3 poderão ter a certeza que não terão contato com as toxinas do tabaco, nem serão fumantes passivos, pois está atestado que o Tribunal é um ambiente 100% livre da poluição gerada pelo tabaco e que em suas dependências é totalmente proibido fumar.
A entrega do selo ao TRF3 acontecerá no III Seminário de CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) do Estado de São Paulo e I Encontro Estadual de Ações para Controle do Tabagismo promovido pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas da Secretaria de Estado da Saúde, nos dias 3 e 4 de dezembro. A programação completa do evento poderá ser vista clicando no link abaixo.
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1207 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br