Presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, fará a abertura oficial dos trabalhos no dia 3 de dezembro, às 10 horas, no 25º andar do prédio-sede
De 3 a 8 de dezembro, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região estará mobilizado para participar da Semana Nacional de Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça.
Está prevista a realização de audiências de conciliação nos estados de jurisdição do TRF3, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O total de audiências até o momento é 4.030, mas serão ainda incluídos outros dados da Justiça Federal e do próprio TRF3.
Além de processos do TRF3, ou seja, ações de 2ª Instância, estão previstas audiências na Justiça Federal de São Paulo e suas Subseções, nos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, bem como na Justiça Federal e no Juizado Especial Federal de Mato Grosso do Sul.
No prédio sede do Tribunal, localizado na Avenida Paulista, 1.842 – Torre Sul, as audiências acontecerão no dia 3 e 8 de dezembro, a partir das 10 horas da manhã, no 25º andar. No dia 3, a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, fará a abertura oficial dos trabalhos.
O TRF da 3ª Região vem ao longo do ano promovendo audiências de conciliação, tendo realizado aproximadamente 5.000 audiências. Na visão da presidente do TRF3, Marli Ferreira, “um acordo é sempre melhor do que uma demanda, porque a demanda se arrasta anos e as pessoas não sabem se o direito delas será ou não mantido. A conciliação é boa para as partes, para a Justiça Social, para a Justiça Federal, para a sociedade e para o Direito”.
No dia 3 de dezembro estarão em pauta no TRF3, processos que discutam Sistema Financeiro de Habitação e ações monitórias. No dia 8, entrarão em audiências ações do INSS - aposentadoria por idade urbana, Sistema Financeiro da Habitação e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. No dia 8, o INSS apresentará uma novidade: procuradores, funcionários e computadores possibilitarão a implantação do benefício no mesmo dia, caso haja acordo entre as partes.
Os Juizados Especiais Federais da 3ª Região também se mobilizaram para o evento. Serão 2062 processos na Capital e 1336 no interior. O Juizado Especial Federal de São Paulo, sob a presidência da juíza federal Marisa Cucio, já divulgou que entrarão em pauta 1440 ações de cadernetas de poupança e mais 622 ações previdenciárias. Serão realizadas audiências de conciliação, instrução e julgamento que envolva, na maioria dos casos, concessão de benefício previdenciário (aposentadorias, auxílios-doença, etc.), além de ações cíveis diversas (dano moral, tributo, etc). Em todas, há possibilidade de conciliação. Não havendo acordo, o juiz julga o processo no mesmo ato.
A Justiça Federal de São Paulo realizará as audiências nos dias 3,4,5,6,7 e 8 de dezembro, no Fórum Pedro Lessa, na Avenida Paulista, 1.682, 12º andar, a partir das 10 horas. Serão 244 processos. As Subseções da Justiça Federal, no interior de São Paulo, apresentaram 376 processos.
De forma geral, as Varas Federais e Juizados Especiais Federais pautaram os seguintes assuntos: Sistema Financeiro da Habitação, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ações monitórias, auxílio-doença, aposentadoria urbana e rural, aposentadoria por idade e invalidez, correção da RMI, LOAS, pensão por morte, reajuste militar e correção monetária da poupança.
Em Mato Grosso do Sul, a Justiça Federal participará com 194 processos e o Juizado Especial Federal com 233 ações. Em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, entrarão em conciliação questões de reintegração de posse.
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1881 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br