A desembargadora federal Marli Ferreira, presidente do TRF3, divulgou nota de repúdio contra violência de três policiais civis contra magistrado no Rio
A presidente do Tribunal Regional Federal da Terceira Região, desembargadora federal Marli Ferreira, divulgou nota de repúdio pela forma como três policiais civis trataram o juiz federal Roberto Schuman, na qual se desrespeitou "regras mínimas de procedimento para com o cidadão". Abaixo, segue a íntegra da nota.
A presidente do Tribunal Regional Federal da 3* Região, em nome dos magistrados federais da 3ª Região representando os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e em nome dos seus Desembargadores Federais, vem manifestar formalmente seu repúdio pelo padrão de abordagem adotado por Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais *CORE do Rio de Janeiro, desrespeitando regras mínimas de procedimento para com o cidadão e Juiz federal Dr. Roberto Schuman.
Certos predicamentos que são lançados constitucionalmente para a garantia dos cidadãos, na defesa da magistratura, significam muito para a manutenção integral do estado Democrático de Direito.
Um juiz covarde, amedrontado pelo desrespeito aos princípios que lhe asseguram autonomia, independência e dignidade, é um desfavor aos direitos de todos os cidadãos.
Os Policiais Civis, que não poderiam validamente desconhecer seus deveres, devem ser responsabilizados pela atitude leviana e desrespeitosa para com toda a magistratura nacional. Se assim agiram com um Juiz Federal que se identificou e deveria ter sido imediatamente a seu Tribunal se caso fosse, o que não aconteceria com um cidadão comum, humilde que muitas vezes sequer sabe quais são os seus direitos?
Espera-se que o Senhor Secretário de Segurança do Rio de Janeiro bem como o Senhor Governador do estado tomem as providências no sentido de reencaminhar os destinos da corporação, que com certeza deve ter em suas fileiras homens honrados, e que cumprem e fazem cumprir a Constituição e as leis deste país.
Ao Juiz Federal Roberto Schuman a solidariedade integral da magistratura da 3ª Região.
MARLI M. FERREIRA
Desembargadora Federal
Presidente
Esta notícia foi visualizada 6955 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br