Estudantes e professores foram recebidos pela presidente do TRF3, Marli Ferreira, e pela juíza Luciana Ortiz no JEF-SP
A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, recebeu na manhã de hoje, 22 de abril, a visita de um grupo de 40 estudantes do Centro de Ensino Superior de Dracena, cidade distante 110 km de Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo. A magistrada recepcionou os alunos acompanhada pelos juízes Leila Paiva e Paulo Sérgio Domingues, convocados em auxílio à Presidência.
Para a coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Dracena, professora Heloísa Portugal, o objetivo da visita foi trazer os alunos a São Paulo para conhecerem a realidade da Justiça Federal, não ficando só no estudo da teoria. “É um número pequeno, não temos condições de trazer todos, mas esse grupo já sai com uma visão diferenciada para que possa terminar a faculdade com uma experiência e prática do processo”, declarou a coordenadora.
Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir da desembargadora Marli Ferreira um breve histórico da criação do TRF3, uma explicação sobre o seu funcionamento e do trâmite de processos na Justiça Federal. Ela relatou que o Tribunal engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e reúne mais de 45 milhões de jurisdicionados, respondendo pela demanda de quase 60% de processos que sobem para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Bras~ilia.
Marli Ferreira lembrou que o Tribunal Regional Federal é um órgão jovem e moderno, pois foi criado pela Constituição de 1988 e só tem 20 anos de existência. “Nós somos jovens, não temos a experiência e a tarimba dos anciãos, mas temos a vontade dos jovens e vocês que são jovens devem entender a vontade de acertar e fazer bem feito”, afirmou a desembargadora aos alunos visitantes.
A presidente destacou, ainda, a virtualização do Juizado Especial Federal no atendimento ao jurisdicionado, onde todo o processo tramita por meio eletrônico e de maneira bem mais ágil. Ela sugeriu que os alunos de Direito fossem conhecer o JEF de São Paulo, convite que foi logo aceito por todos.
Na oportunidade, o professor do curso de Direito, Sérgio Cardoso, sugeriu uma parceria entre a Faculdade de Dracena e a Justiça Federal em um trabalho itinerante, visando a melhoria do ensino e a utilização prática do curso de Direito.
A presidente declarou que aquela era uma reivindicação legítima, mas que não teria como atendê-la no momento, pois Presidente Prudente ainda não tem as instalações de um Juizado Especial Federal. Ela deixou o convite de que assim que for inaugurado um JEF na cidade, que eles retornem com a proposta e a idéia da colaboração dos alunos, através da instalação de um posto avançado na própria faculdade.
Mariana Karam, aluna do primeiro termo, acredita que essa visita irá servir para que eles adquiram maior conhecimento do mundo que irão viver daqui para frente. “São realidades totalmente diferentes, não tem nem comparação”, declarou a aluna.
Da sala da presidência, o grupo seguiu para uma palestra com o diretor da Secretaria Judiciária, Amelino Rabelo Custódio. Tiveram a oportunidade de acompanhar uma Sessão de Julgamento e visitaram o Juizado Especial Federal de São Paulo, onde foram recebidos pela juíza federal Luciana Ortiz.
Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1475 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br