TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

29 / abril / 2008
RH DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO TREINA GESTORES EM LIDERANÇA

Secretaria de Recursos Humanos pretende treinar 100% dos gestores do TRF3, além de incentivar a participação de servidores com potencial para o exercício de funções e cargos gerenciais.

    “O gestor tem papel fundamental na valorização do conhecimento como fator estratégico para atendimento das metas institucionais. Na medida em que coordena uma equipe, pode influenciá-la na direção da busca pelo crescimento profissional e pessoal e assim, contribuir para a motivação e produtividade do grupo”, afirma Rosana Moraes Zonaro, diretora da Subsecretaria de Administração Funcional, da Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, para explicar que, baseado neste entendimento e no incentivo do Programa Nacional de Capacitação dos Servidores da Justiça Federal (PNC), do Conselho da Justiça Federal, o setor de Recursos Humanos do TRF3 vem treinando servidores em liderança.

    Hoje, 29 de abril, e nos meses de maio e junho, o curso ""Desenvolvimento de Lideranças" entra no seu 13º módulo. O treinamento é realizado pela empresa EMCO - Cursos Técnicos e Gerenciais. São três módulos por turma, em um total de 48 horas/aula. O RH pretende treinar 100% dos gestores do TRF3, além de incentivar a participação de servidores com potencial para o exercício de funções e cargos gerenciais. Além de atualizar e desenvolver os gestores, o curso pretende fornecer subsídios para coordenação das equipes e dos processos de trabalho de forma otimizada.

    Este treinamento está em concordância com a Lei nº 11.416/2006, que dispõe sobre a reciclagem obrigatória dos gestores a cada dois anos, e com o Plano Nacional de Capacitação que traz o conceito de gestor-educador, que tem neste treinamento gerencial uma de suas molas propulsoras no apoio à disseminação do conhecimento.

    Para Rosana Zonaro, do RH, na forma como vem sendo estruturado pelo CJF, em conjunto com os Tribunais Regionais Federais e Seções Judiciárias, “o PNC promove a oportunidade singular de termos uma capacitação adequada às diferentes realidades de cada região, ao mesmo tempo em que possibilita a troca de informações e experiências pelos servidores”.

    Ela destaca que os focos principais do PNC são a disseminação do conhecimento, a profissionalização dos técnicos que trabalham nas áreas de tecnologia e desenvolvimento (T&D) e a institucionalização de uma política de recursos humanos baseada na gestão por competências, que inova o cenário da Justiça Federal, mantendo-o alinhado às melhores práticas do mercado e promovendo a qualificação dos servidores e o real aproveitamento de suas potencialidades em prol das metas e objetivos da Instituição.

    No TRF3, o treinamento de gestores teve início em agosto de 2007 e dele já participaram 281 gestores. Foram abertas três turmas deste curso para a Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, atendendo a mais 60 gestores. Rosana Zonaro alerta ainda que um gestor que considere o afastamento para participação em cursos como desperdício de tempo, sem avaliar a relação custo-benefício que isso traz, "pode tirar oportunidades de crescimento de seus subordinados, criando um clima organizacional negativo."

    Programa de cursos

    A Programação Anual de Eventos do TRF3 vem sendo constantemente reformulada de modo a incrementar a oferta de cursos, procurando atender as necessidades dos servidores em termos quantitativos e qualitativos e, ainda, procurando obter a melhor relação custo-benefício.

    As ações mais recentes neste sentido envolvem a intensificação de cursos gerenciais; grade específica de eventos para a área de segurança; reativação da instrutoria interna, com a criação de um Banco de Talentos da 3ª Região, Projeto Bolsa de Estudos para a 3ª Região, divulgação e promoção da EAD, com incentivo a cursos on-line, troca de informações entre servidores via fóruns de discussão e transmissão de eventos por teleconferência. 

    Formação de equipes

    Outro trabalho que está sendo realizado pelo RH é o "Conviver em equipe", projeto piloto com foco no desenvolvimento de pessoas para atuarem em conjunto. Duas turmas foram formadas e participaram de quatro workshops com o consultor Gustavo Boog, nos dias 3, 4, 10 e 11 de abril. Os resultados do evento estão sendo analisados para a elaboração de proposta de formação de novas turmas. 

   
Ester Laruccia
Assessoria de Comunição

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2033 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br