O Jornal da Tarde, editado pelo Grupo Estado, deverá suspender a publicação de reportagem sobre supostas irregularidades cometidas pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). A decisão é do juiz federal substituto Ricardo Geraldo Rezende Silveira, da 10ª Vara Federal Cível de São Paulo.
Em ação ordinária com pedido de antecipação de tutela, o Cremesp objetivou impedir a publicação de matérias jornalísticas que discorram sobre “irregularidades” no âmbito do Conselho autor. O Cremesp alegou que foi contatado por jornalista pertencente ao grupo réu e foi informado que o JT estaria redigindo matéria acerca de “irregularidades cometidas pelo Cremesp” e “atestadas por técnicos do Tribunal de Contas da União” em processo que ainda está em andamento.
Para o Cremesp, “a liberdade de expressão, garantida constitucionalmente, não é direito absoluto, encontrando limite na veracidade dos fatos vinculados”. Defende que as supostas irregularidades não se sustentam, bem como o intuito político da reportagem, ante o processo eleitoral que se encontra a Autarquia.
O juiz Ricardo Silveira entendeu que a concessão de tutela antecipada, de acordo com o Código de Processo Civil, “exige a existência de prova inequívoca, bem como do convencimento da verossimilhança da alegação, sempre que houver fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, ou ainda quando ficar caracterizado o abuso de direito de defesa ou manifesto propósito protelatório do réu”.
Por esses motivos, “em homenagem aos princípios do contraditório e da ampla defesa”, o juiz determinou que o réu deverá prestar esclarecimentos no prazo de 72 (setenta e duas) horas. Enquanto isso, a publicação da reportagem ficará suspensa até que o juiz aprecie os esclarecimentos requeridos. (VPA)
Processo n.º 2008.61.00.014822-2
Seção de Divulgação Social - SUDS
Seção Judiciária do Estado de São Paulo
Tel. (11) 2172-6432/6433/6434
JF-imprensa@jfsp.gov.br
Visite o nosso site: www.jfsp.gov.br

Esta notícia foi visualizada 1652 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br