Processos que estão tramitando em grau de recurso no TRF3 podem entrar para a estatística histórica de 54% de acordos em mutirão
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região realiza entre os dias 12 e 15 de agosto a semana de audiências de conciliação para mutuários do Sistema Financeiro da Habitação. Segundo a juíza federal coordenadora dos trabalhos, Daldice Santana, “as audiências de conciliação objetivam aproximar a Caixa do mutuário e nessas audiências eles negociam: o mutuário propõe o que ele pode pagar e a Caixa diz o quanto ela pode dar de desconto”.
Este é o caso do casal Iraci e Gilberto Diniz Oliveira que entrou na Justiça em 2000 e conseguiu um acordo com a Caixa Econômica Federal. A dívida de R$ 126.219,00 acabou em um acordo de R$ 46.700,00 mais encargos financeiros. O valor será pago à vista no dia 11 de novembro e em 90 dias o casal receberá os papéis de quitação da casa. A juíza Daldice Santana afirma que os acordos também podem ser parcelados, nestes casos a maioria recebe benefício de redução dos juros em média de 10% para 8%.
O advogado Juárez Menezes, que tem vários clientes em processo de conciliação, ressalta a importância dos resultados economicamente favoráveis para os mutuários. Maria Lucia Soares e Silva, advogada da Caixa confirma: “os descontos são favoráveis para os mutuários, o valor depende de cada caso, os contratos mais antigos têm um desconto maior, mas os descontos são sempre muito interessantes”. Ela disse ainda que a média histórica de acordos é de 54% e que isso tem sido favorável para Caixa e para os autores das ações.
A juíza federal substituta Taís Ferracini, que já trabalhou em alguns mutirões, afirma ser gratificante trabalhar na conciliação. “Aqui o contato é importante, pois humaniza o processo e também porque nós vemos um resultado prático de uma maneira imediata”.
A advogada ad hoc, da Associação dos Mutuários, Débora Rodrigues Teixeira Menezes, atende gratuitamente os mutuários que chegam sem representantes na conciliação. Quando questionada sobre a importância destes processos ela alega que “a conciliação é o melhor dos mundos, pois faz com que o processo acabe e resolva o problema do mutuário, além de desafogar o Judiciário”.
SERVIÇO
Para entrar com o pedido basta encaminhar uma solicitação para o Gabinete da Conciliação pelo e-mail conciliar@trf3.jus.br ou formular pelo próprio advogado, além de ir direto nas varas.
Fotos: Edgard Catão / TRF3 |
|
1- Fachada do Fórum Ministro Pedro Lessa, da Justiça Federal de São Paulo, na Avenida Paulista |
Letícia Gouveia e Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1549 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br