O evento aconteceu no Fórum Federal de Santos, na Praça Barão do Rio Branco, nº 30
A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, a diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Renata Lotufo e o diretor da 4ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, juiz federal Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Junior, realizaram sessão solene no dia 22 de agosto em comemoração dos 20 anos da Justiça Federal de Santos. O evento aconteceu no auditório do Fórum, localizado na Praça Barão do Rio Branco n.º 30, Centro de Santos.
O presidente da OAB, Subsecção de Santos, Rodrigo Lyra, em seu discurso apresentou um breve histórico da Justiça Federal de Santos, destacando sua importância enquanto região costeira, com diversidade de ecossistemas, além de possuir uma zona portuária que movimenta mais de um terço das cargas de importação e exportação do Brasil. O advogado solicitou mais apoio para a Justiça Federal de Santos e, em especial, a criação de mais varas federais.
A procuradora-chefe da Procuradoria da República, Adriana Zawada Melo, afirmou que o Ministério Público Federal tem o prazer de comemorar os 20 anos de instalação da JF de Santos, pois é um marco que representa o início da interiorização da Justiça Federal, fundamental para uma maior inclusão social e para um maior e efetivo acesso a justiça pelos cidadãos brasileiros. “Essa meta vem sendo perseguida e tem sido alcançada pelo TRF3, de maneira adequada. Avançamos em termos de cidadania na prestação do serviço jurisdicional”, avaliou a procuradora.
O diretor do Foro Federal de Santos, juiz federal Herbert de Bruyn Junior, agradeceu o compromisso com o trabalho e com a justiça dos pioneiros na instalação da Justiça Federal em Santos: os então juízes federais Marli Ferreira, Therezinha Cazerta e Pedro Paulo Lazarano, além dos servidores. Destacou que hoje a Justiça Federal de Santos conta com 6 varas, mais uma vara gabinete do Juizado Especial Federal nas quais tramitam 62.641 processos (dados de abril último) e parabenizou o trabalho atual dos juízes e o empenho dos servidores.
O prefeito do município de Santos, João Paulo Tavares Papa, ressaltou que a Justiça Federal se aplica a uma faixa larga de assuntos, tratando desde causas previdenciárias, quanto de temas ambientais, questões tributárias e licitações públicas. Falou da sobrecarga de trabalho dos juízes, funcionários, procuradores e afirmou que o trabalho tende a aumentar, porque a região recebe novos investimentos no setor de petróleo e gás que vão sobrecarregar ainda mais a Justiça Federal de Santos, “por isso, vamos colaborar com a JF”, prometeu.
O prefeito de Santos saudou a desembargadora federal Marli Ferreira, primeira juíza a atuar na região, e agradeceu a maneira como a Justiça Federal tem atuado: “A comunidade santista tem muito a comemorar com os 20 anos JF de Santos”. Desejou, ainda, que os próximos anos fossem anos de conquista para a JF.
O deputado federal Arnaldo Faria de Sá cumprimentou a presidente Marli Ferreira pelo trabalho de recuperação de toda estrutura da Justiça Federal e cumprimentou o trabalho da Justiça Federal de Santos e dos Juizados.
Discurso da presidente do TRF3
“Nunca imaginei voltar 20 anos depois como presidente do meu Tribunal”, afirmou a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, iniciando o seu discurso. “Eu comecei aqui instalando a JF de Santos. Esta cidade me acolheu de forma especial. Aqui está o meu primeiro amor, esta cidade, este prédio, este fórum, estes servidores, sempre vão ter desta juíza um olhar muito especial”, disse emocionada.
A desembargadora federal Marli Ferreira contou a parábola bíblica dos dez talentos, destacando que assim é a vida do juiz e dos servidores da justiça. “Você pode ter apenas um pequeno talento, você pode ter dois talentos, você pode ter cinco ou muitos talentos, que são as suas bênçãos e as suas heranças, são as coisas que a vida te deu, tua família, teus amigos, você pode multiplicar esses talentos e gerar milhares de outros talentos para o bem das pessoas ou você pode enterrar aquele talento. A Justiça Federal de Santos multiplicou os talentos e estamos todos aqui felizes”, concluiu.
A presidente Marli Ferreira parabenizou os juízes e servidores de Santos, porque “honraram a Justiça e vestiram a toga com honra, decência e seriedade. Fizeram dessa cidade uma cidade diferente. Vocês fizeram a diferença! Santos multiplicou os talentos!”, afirmou. A desembargadora federal Marli Ferreira finalizou seu discurso desejando que os talentos continuem a se multiplicar de forma maravilhosa.
Homenagens
Na solenidade, a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, foi homenageada pela presidente Marli Ferreira. “Esta é uma homenagem a mulher símbolo da magistratura federal do país. Primeira juíza de carreira que chegou ao STJ para o nosso imenso orgulho”.
A ministra Eliana Calmon manifestou, em seu discurso, o orgulho da carreira: “Esta é uma carreira que você pode se engrandecer como cidadão, magistrado e como ser humano na medida em que se realiza como homem, como partícipe de uma sociedade que precisa cada vez mais da oferta da justiça”.
Os pioneiros na instalação da Justiça Federal de Santos, desembargadora federal Marli Ferreira, desembargadora federal Therezinha Cazerta e o desembargador federal Lazarano Neto também foram homenageados pela Subseção Judiciária de Santos. As homenagens foram entregues pelos juízes federais Daldice Maria Santana de Almeida, Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Jr, Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, Roberto da Silva Oliveira e Edvaldo Gomes dos Santos.
Estiveram, ainda, presentes à cerimônia: os deputados federais Gastone Righi, o procurador Regional da União da 3ª Região, Gustavo Henrique Pinheiro, que representou o ministro da Advocacia Geral da União, os
desembargadores federais Roberto Haddad, Newton De Lucca, Alda Basto, Consuelo Yoshida, Vera Jucovsky e Marianina Galante, do TRF3, e o desembargador federal Vladimir Passos de Freitas.
A cerimônia foi encerrada com vídeo sobre os 20 anos da Justiça Federal de Santos e com o descerramento de placa comemorativa.
Fotos: Edgard Catão / TRF3 |
![]() |
1-) Na entrada do Fórum Federal de Santos, a placa comemorativa dos 20 anos da Justiça Federal de Santos 4-) A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, foi homenageada pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira |
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1952 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br