Um dos objetivos do concurso foi fomentar discussões sobre o assunto no ambiente de trabalho, familiar e social
Carina Megumi Fukuda, uma garota de 6 anos, filha da servidora Catarina Nobue Sakamoto Fukuda, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, imaginou um lugar livre da poluição, onde as crianças possam brincar e jogar bola. Ela colocou no papel esse sonho e o seu desenho lhe rendeu o primeiro lugar no 1º Concurso de Desenhos Infanto-Juvenis sobre o tema Juventude Livre de Tabaco, promovido pela Subsecretaria de Assistência Médico Social – UMED, do TRF3.
Ela recebeu o prêmio, um conjunto de lápis de cor e ingressos para um parque de diversão, das mãos do diretor-geral do Tribunal, Gilberto de Almeida Nunes, hoje, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Este concurso está inserido no Projeto “Estilo de Vida e Gerenciamento do Estresse”, que visa incentivar hábitos saudáveis, bem como ressaltar pequenas mudanças de comportamento que propiciem a promoção da saúde física, mental e social, como instrumento para melhoria da qualidade de vida.
“O fumo na infância e na adolescência é considerado um problema de saúde pública. O foco das autoridades de saúde é trabalhar o combate ao fumo desde a infância. Nós temos procurado, através da arte, que as crianças reflitam sobre o fumo com seus pais e na escola. Os servidores, estimulando seus filhos a desenhar sobre o tema, mobilizam pelo menos uma reflexão em casa”, afirma o médico Alberto Ogata, diretor da UMED.
Puderam participar do concurso filhos (até 12 anos) de magistrados, servidores, estagiários e funcionários de empresa terceirizada do TRF3. O trabalho premiado constará em cartazes, disponíveis em banners e nos murais de cada andar do prédio do Tribunal, em São Paulo.
Wellington Campos - TRF3 |
![]() |
1 - Carina Fukuda recebe das mãos do diretor-geral Gilberto Nunes, o certificado de participação, ao lado de sua mãe Catarina Fukuda 2 - Em destaque, a ganhadora do concurso Carina Fukuda |
Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1471 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br