O programa Via Legal nº 317, que vai ao ar na semana de 01 a 07 de outubro, trará as seguintes matérias:
O destaque do Via Legal desta semana é o drama de quem viveu a face mais cruel do regime militar. Traumas que, vinte anos depois do fim do período, ainda estão vivos na memória de pessoas como a criança que presenciou o assassinato do pai ou a mulher que, mesmo grávida, foi torturada na cadeia. A repórter Érica Resende, de São Paulo, esteve com brasileiros marcados por histórias de violência e que hoje lutam pela punição dos responsáveis, gente que nunca respondeu pelos crimes cometidos.
Dar o mínimo de dignidade a idosos e deficientes físicos que não têm condições de se sustentar está entre os deveres do Estado. É também para isso que todo cidadão paga impostos. Mas, comprovar que tem direito ao benefício não é uma tarefa fácil. Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa explica porque muitas vezes o pagamento só é feito depois de uma ordem do Judiciário.
Seja em rodeios, rinhas ou em atrações aparentemente inocentes como macacos e tigres no circo, o uso de animais para divertir enfrenta resistências. Quem defende os direitos dos bichos se preocupa com o risco de maus tratos. Em Brasília, o descuido com macacos, girafas, elefantes e até um hipopótamo se transformou em caso de justiça. A disputa envolvendo o Lê Cirque e o Ibama parece longe do fim.
Na segunda reportagem da série sobre Fernando de Noronha, Juliano Domingues mostra a dura realidade dos moradores da ilha. A maior parte dos visitantes nem se dá conta, mas viver num santuário ecológico exige sacrifícios pesados. Às vezes, até necessidades simples como a construção de uma casa para morar, pode levar alguém para a cadeia.
O programa dessa semana traz ainda informações úteis para quem tem pressa e precisa entrar com uma ação na Justiça Federal.
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 04 de outubro às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 1o de outubro às 21h30
Dia 06 de outubro às 13h30
REDE DA TV EDUCATIVA
Dia 04 de outubro às 8h30
REDE CULTURA
Dia 04 de outubro às 7h30
Esta notícia foi visualizada 1152 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br