O programa Via Legal nº 318, que vai ao ar na semana de 08 a 14 de outubro, trará as seguintes matérias:
Na edição desta semana, o Via Legal destaca a disputa entre moradores e a administração do Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Mais de 500 casas foram construídas no espaço reservado a atividades como pesquisas científicas. Ao todo, são 250 processos judiciais que pedem a desocupação da área. Os moradores, a maioria herdeiros de antigos funcionários do parque, afirmam não ter para onde ir. A reportagem é de Viviane Rosa.
Na última reportagem da série sobre Fernando de Noronha, Juliano Domingues mostra o que foi feito nos últimos anos para evitar a extinção de uma espécie de caranguejo que só existe na região. A combinação entre conscientização ambiental e rigor na fiscalização está fazendo com que antigos catadores de caranguejos abandonem a prática e passem a atuar como fiscais da natureza.
Alessandra de Castro traz uma situação que incomoda muita gente e que às vezes acaba indo parar nos tribunais. A instalação de portas giratórias nas agências bancárias é, antes de tudo, uma questão de segurança, mas pode ser também motivo de constrangimento. Quem já foi barrado, reclama. Já os especialistas garantem que o mecanismo é necessário e que, caso haja abuso, a pessoa pode denunciar.
O programa mostra ainda uma novidade que está agradando quem passa por uma das praças do bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Por ordem da Justiça Federal, duas esculturas que pertenceram ao ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira estão à disposição do público. Erica Resende conta o que a população achou da decisão e lembra porque a posse dos bens do ex-dono do Banco Santos continua sendo discutida nos tribunais.
O Via Legal desta semana traz ainda mensagens de crianças sobre direitos e deveres do cidadão.
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 11 de outubro às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 08 de outubro às 21h30
Dia 13 de outubro às 13h30
REDE DA TV EDUCATIVA
Dia 11 de outubro às 8h30
REDE CULTURA
Dia 11 de outubro às 7h30
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1252 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br