Durante grande parte da vida, Eiko Komura plantou, colheu e vendeu flores, legumes e verduras. Hoje (1/12), aos 60 anos ela realizou um sonho: conseguiu a aposentadoria rural no mutirão de conciliação organizado pelas Justiças Federal, Estadual e do Trabalho no estádio do Pacaembu em São Paulo.
A agricultora, de 60 anos, que reside em Atibaia no interior de São Paulo, chegou cedo no estádio e seu processo foi o primeiro a ser solucionado pelo setor previdenciário do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. “Estou feliz, muito contente, trabalhei mais de 30 anos. Agora não faço mais nada. Eu estava esperando este dia chegar” conta a agricultora após receber a proposta do acordo.
Ela entrou com o processo em dezembro de 2005. Hoje, 2 anos e 11 meses depois, conseguiu a tão sonhada aposentadoria rural. A partir deste mês, ela irá receber um salário mínimo, e em 60 dias, receberá o valor retroativo referente ao período de setembro de 2006 até novembro de 2008.
Sem o acordo realizado hoje, Eiko Komura estaria sujeita a um tempo maior de espera. A conciliação encurtou o caminho para o recebimento de seu benefício.
A Semana Nacional pela Conciliação é um evento organizado pelo Conselho Nacional de Justiça e conta com o apoio do três principais tribunais do estado de São Paulo: Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e Tribunal de Justiça de São Paulo.
O evento prossegue amanhã, (2/12) com atendimento das 10 às 17 horas. O mutirão termina na próxima sexta-feira (5/12).
João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3
1 - A agricultora Eiko Komura ao lado do desembargador federal Antônio Cedenho, coordenador do programa de conciliação do TRF3.
Wellington Campos
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1398 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br