Audiência para homologar o acordo aconteceu durante a Semana Nacional de Conciliação realizada no estádio do Pacaembu
Dona Maria de Lourdes, 72 anos, mãe de 5 filhos, nasceu em Minas Gerais e trabalhou a vida inteira no campo. Aos 13 anos veio com a família para a região de Igaratá no interior de São Paulo. Hoje quase 60 anos depois, ela não ajuda mais na roça, onde sempre trabalhou na plantação de arroz, feijão e milho. Dona Lourdes fica em casa e realiza apenas as atividades domésticas como lavar e passar roupa, cozinhar e limpar a casa. Isso porque há dois anos, constantes dores nas pernas afastaram dona Lourdes da lavoura. Foi neste momento que ela entrou como uma ação na Justiça de Santa Izabel (SP) para requerer o beneficio da aposentadoria por idade.
Nesta terça-feira (2/12), ela teve um dia diferente: depois de aproximadamente uma hora e meia de viagem chegou ao estádio do Pacaembu em São Paulo para participar da Semana Nacional de Conciliação.
O desembargador federal Antonio Cedenho, coordenador do Gabinete de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3 Região foi o responsável pela homologação do acordo que concedeu o benefício da aposentadoria por idade a dona Maria de Lourdes. Este tipo de benefício é concedido para as mulheres com mais de 55 anos de idade que sempre trabalharam na roça e que possam comprovar o período de trabalho com documentos e testemunhas.
No caso de dona Maria de Lourdes, o advogado entrou com o processo e ganhou em Primeira Instância. O Instituto Nacional de Seguridade Social entrou com recurso e o processo foi para o TRF3. Agora, dois anos depois, o benefício está sendo concedido a lavradora.
Depois de tanto tempo de trabalho, ao receber o benefício, dona Lourdes se emocionou: “Essa aposentadoria é uma benção de Deus, a vida na roça não é fácil”, disse.
foto:João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3
1 -Dona Maria de Lourdes e seu advogado; a direita, o desembargador federal Antônio Cedenho, coordenador do Gabinete de Conciliação do TRF3.
Wellington Campos
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1590 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br