TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

09 / dezembro / 2008
TRF3 REALIZA A PALESTRA "ESTRATÉGIA PARA A JUSTIÇA IMPACTAR CIDADE, ESTADO, NAÇÃO E MUNDO"

O professor Samuel Ericsson, presidente da Advocates International, falou sobre Justiça e princípios universais em palestra promovida pela Emag

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região apresentou, na última quinta-feira (4/12), a palestra “Estratégia para a Justiça Impactar Cidade, Estado, Nação e Mundo”, ministrada pelo professor sueco Samuel E. Ericsson, presidente da Advocates International, uma rede de juízes, advogados e líderes internacionais, presente em mais de 150 países.

A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, abriu o evento falando da importância do assunto. Segundo ela, “A paz social só pode ser alcançada se a vida for conduzida pelo ângulo da retidão e da ética”. Em seguida, a magsitrada transferiu a presidência da mesa ao desembargador federal Luiz Stefanini que, após apresentar o palestrante, lhe concedeu a palavra.

Ao iniciar a palestra, o professor Samuel Ericsson fez o seguinte questionamento: Há alguém aqui que conhece uma pessoa mais sábia que Moisés, Salomão ou Jesus Cristo? Como ninguém se manifestou, o professor concluiu que, “Como essa pessoa não existe, o mais sábio seria ouvir o que Moisés, Salomão e Jesus Cristo têm a dizer sobre a Justiça”.

O professor explicou que hoje em dia é muito comum alguém achar contraditório o fato de um juiz ou advogado ser cristão. No entanto, a pedra fundamental da Justiça, a qual o professor considera a regra de ouro, está justamente escrita na Bíblia Sagrada, no Evangelho de Mateus, no "Sermão da Montanha" proferido por Jesus Cristo, o que o professor resumiu nas seguintes frases: “Faça aos outros o que você gostaria que os outros fizessem por você”, ou mesmo, “Ame o próximo assim como você ama a si mesmo”. O professor alertou que essa regra independe de religião e também está presente nos ensinamentos de Buda, Confúcio e outros sábios.

O professor citou, ainda, os sete pontos principais que guiam os trabalhos da Advocates International: liberdade religiosa; direitos humanos e justiça para os pobres; paz e reconciliação; santidade de vida em todos os níveis; integridade sobre o estado de direito; proteção à família; e orações para que a vontade de Deus seja sempre feita.

Ao final da palestra, o professor apelou para que os juízes e profissionais do direito presentes considerassem os princípios fundamentais para conduzir a justiça e encontrassem o equilíbrio presente na regra de ouro, pois “Há princípios fundamentais que funcionam globalmente”, concluiu.

O evento foi organizado pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e faz parte do Programa Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisa para Juízes Federais (PNA).

Fotos: João Fábio Kairuz

1- Autoridades que compuseram a mesa de abertura da palestra;

2- Professor Samuel E. Ericsson, acompanhado pela tradutora intérprete;



Ana Carolina Minorello

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1123 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br