TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

17 / dezembro / 2008
JUSTIÇA FEDERAL IMPÕE CONDIÇÕES À QUEIMA DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR

 O programa Via Legal nº 328, que vai ao ar na semana de 17 a 23 de dezembro, trará os seguintes destaques:

 

Será que, em caso de separação, é possível evitar o sofrimento dos filhos? Como os pais devem agir quando o divórcio se torna inevitável? O Via Legal desta semana discute esta questão que mexe com a vida de milhares de pessoas em todo o país. Segundo o IBGE, o número de casamentos desfeitos cresceu 46% em uma década. Juliano Domingues mostra o caso de um pai que briga nos tribunais para trazer de volta ao Brasil o filho levado para Portugal pela ex-mulher.

 

 

Alessandra de Castro explica porque é proibido alterar espaços tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em Minas Gerais, a ampliação de um hotel, acabou levando um empresário ao banco dos réus. Já no Distrito Federal, moradores do Cruzeiro Novo, um dos bairros mais antigos da capital, brigam pelo direito de manter as grades que cercam os prédios residenciais. A instalação dos equipamentos que trazem segurança à comunidade esbarra no projeto urbanístico da região.  

 

 

Em outra reportagem, o programa trata de um problema antigo e que, ainda hoje, ameaça a saúde, de muita gente. O hábito de queimar a palha da cana de açúcar para facilitar a colheita  se repete em todo o país, embora seja mais freqüente no interior paulista. Erica Resende esteve em Araraquara onde conversou com cortadores de cana, moradores e empresários. Como a prática é considerada fundamental para a atividade que garante a sobrevivência de tanta gente, a Justiça Federal liberou a queima mas impôs condições. Uma delas é que até 2014 todas as lavouras passem a fazer a colheita mecanizada.

 

 

O Via Legal traz ainda um exemplo de superação. Um professor de capoeira de Porto Alegre recorreu aos tribunais para ter direito de voltar ao trabalho. Ele perdeu uma perna num acidente de carro e para continuar dando aulas, precisava de uma prótese especial que, por ordem da justiça deve ser fornecida pelo INSS. Analice Bolzan mostra a história de Alessandro e as lições que ele aprendeu a partir do que, pra muita gente poderia ser apenas mais uma tragédia.

 

  

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV BRASIL - DF

(canal  2)

 

Dia 20 de dezembro às 8h30

 

TV JUSTIÇA

(canal 95)

 

Dia 17 de dezembro às 21h30

Dia 22 de dezembro 13h30

                                   

REDE DA TV EDUCATIVA

 

Dia 20 de dezembro às 8h30

 

REDE CULTURA   

 

Dia 20 de dezembro às 7h30

           

 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 3428 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br