O programa Via Legal nº 329, que vai ao ar na semana de 24 a 30 de dezembro de 2008, trará os seguintes destaques:
Dois meses a mais que podem fazer a diferença para o resto da vida. Na edição desta semana, o Via Legal repercute a mudança que criou a possibilidade da mulher ficar seis meses de licença maternidade. A norma, em vigor desde o mês de setembro, promete trazer benefícios para a mãe e, principalmente, para a criança. Mas, apesar do avanço, o cumprimento da lei é facultativo para a iniciativa privada. Já no serviço público, Alessandra de Castro mostra o exemplo de quem precisou brigar nos tribunais pelo direito à licença ampliada.
Viviane Rosa explica como podem ser graves os efeitos da esquizofrenia. Quem tem a doença, costuma desenvolver um medo paranóico de tudo. A pessoa passa a enxergar perigo em situações banais como a ida a um supermercado, ou até achar que está sendo perseguido o tempo todo. Com tanto desequilíbrio, os prejuízos são inevitáveis. No Rio de Janeiro, uma dessas vítimas recorreu à justiça para provar que pediu exoneração do serviço público em meio a um surto. A tentativa da mulher é para ser reintegrada à função e, em seguida, aposentada por invalidez.
Em São Paulo, a briga é por uma causa nobre. Uma ação que está sendo analisada na Justiça Federal em São José dos Campos pede que os fabricantes de cerveja dividam com o governo a conta pelo tratamento de vítimas do alcoolismo. A meta é que parte do dinheiro destinado à publicidade seja usada para cobrir custos que hoje pesam no orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A reportagem é de Erica Resende.
O programa mostra ainda uma fraude contra os cofres públicos que ameaçava a saúde de idosos e crianças de vários estados do Nordeste. Juliano Domingues apresenta o caso de uma empresa que falsificava o leite fornecido na merenda escolar da rede pública. Para reduzir os custos e vencer as licitações, a quadrilha misturava água e até soda cáustica ao leite comercializado. Denunciadas pelo Ministério Público, seis pessoas foram condenadas a penas que chegam a trinta e um anos de cadeia.
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 27 de dezembro às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 24 de dezembro às 21h30
Dia 29 de dezembro 13h30
REDE DA TV EDUCATIVA
Dia 27 de dezembro às 8h30
REDE CULTURA
Dia 27 de dezembro às 7h30

Esta notícia foi visualizada 2442 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br