O Tribunal Regional Federal da 3ª Região e a Universidade de São Paulo, USP, firmaram hoje, 6 de abril, Acordo de Cooperação Acadêmica
A presidente do TRF3, desembargadora Federal Marli Ferreira, o diretor da Escola de Magistrados da 3ª Região, desembargador federal Newton De Lucca, o diretor da Faculdade de Direito da USP, João Grandino Rodas, a coordenadora dos Juizados Especiais Federais, desembargadora federal Marisa Santos e a diretora do foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Renata Lotufo, assinaram hoje, 6 de abril, Acordo de Cooperação Acadêmica.
A parceria prevê a cooperação acadêmica através de cursos complementares e a realização de estágio pelos estudantes da Faculdade de Direito nas dependências dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região ou na unidade do JEF instalada na Faculdade de Direito da USP. A finalidade é o desenvolvimento de atividades comuns para a troca de experiências e saberes, mediante realização de atividades presenciais de acompanhamento prático, cursos, treinamentos, conferências, encontros profissionais e a implantação para manutenção da unidade descentralizada universitária.
De acordo com a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, o acordo irá favorecer ambas as instituições. “Este acordo de cooperação é tão importante que levou o dr. Grandino Rodas a viabilizar a instalação naquela unidade de um Juizado Especial Federal para que os alunos pudessem melhor se inteirar de como é o funcionamento do JEF. Por outro lado, nós realizaremos reciprocamente cursos presenciais para que tanto os estudantes de Direito quanto os magistrados possam se beneficiar deste acordo”, afirmou a presidente.
O diretor da Faculdade de Direito da USP, dr. Grandino Rodas, ressaltou que o acordo é firmado com a USP e assinado também pela reitora Suely Vilela. O dr. Grandino Rodas afirmou que existe uma distância entre a Academia e a prática forense do dia-a-dia e que o acordo beneficiará os alunos que conhecerão como trabalham os operadores do Direito e os métodos modernos utilizados pelos Juizados Especiais Federais. Ele contou que já existe projeto de um primeiro curso de especialização de 360 horas promovido pela EMAG e USP.
O diretor da EMAG, desembargador federal Newton De Lucca, agradeceu o apoio e afirmou: “Tenho absoluta certeza de que este convênio irá frutificar admiravelmente para os próximos anos”.
Estiveram presentes compondo a mesa de honra: a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, o diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, dr. João Grandino Rodas, que representou a reitoria da USP; o diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal Newton De Lucca; a coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região, desembargadora federal Marisa Santos e a diretora do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, juíza federal Renata Lotufo.
Prestigiaram também o evento, os desembargadores federais: Diva Malerbi, Baptista Pereira, Fábio Prieto, Therezinha Cazerta, Consuelo Yoshida, Leide Pólo, Eva Regina, Vera Jucovsky e Regina Helena Costa e os juízes federais em auxílio à Presidência, Paulo Sérgio Domingues e Leila Paiva Morrinson.
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
Edgard Catão / TRF3 / ACOM |
1- Da esq. para a dir.: desembargadora federal Marisa Santos, coordenadora dos Juizados Especiais Federais; dr. João Grandino Rodas, diretor da Faculdade de Direito da USP; presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira; desembargador federal Newton De Lucca, diretor da EMAG e juíza federal Renata Lotufo, diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo. 2- O diretor da Faculdade de Direito da USP, dr. João Grandino Rodas, assina o Acordo de Cooperação com o TRF3. Ao lado, a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira. 3- Desembargadores do TRF3 estiveram presentes. Na primeira fila, da esq. para a dir. as desembargadoras federais, Leide Polo, Vera Jucovsky e Diva Malerbi. 4- Na primeira fila, da esq. para a dir., o desembargador federal Baptista Pereira e as desembargadoras federais Eva Regina e Therezinha Cazerta. |
Esta notícia foi visualizada 1354 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br