Em apenas um dia de trabalho itinerante, 188 pessoas foram atendidas pelo JEF/Registro
A população do município de Itapirapuã Paulista, localizado a 381 km de São Paulo, foi beneficiada com o trabalho itinerante do Juizado Especial Federal de Registro realizado no último dia 18 de maio.
O objetivo do trabalho itinerante é aproximar a Justiça do cidadão e “conscientizar as pessoas para que elas saibam e procurem os seus direitos”, afirma o juiz federal Luís Antonio Zanluca, presidente do JEF/Registro.
O atendimento foi possível porque a Delegacia de Ensino disponibilizou a estrutura da Escola Estadual Maria Albuquerque Dias Baptista, localizada na Rua Dr. Marcelo de Oliveira Ivo, 86, para a realização desse trabalho itinerante.
Uma pequena central de atendimento foi instalada nas dependências da escola, onde as pessoas esclareceram suas dúvidas e receberam orientações. Nos JEFs os processos são virtuais, por isso, notebooks foram utilizados para cadastrar os processos e com o auxílio de máquina fotográfica, os documentos foram inseridos eletronicamente nos autos. Ao todo 188 pessoas foram atendidas e 64 ações foram ajuizadas. A maioria dos processos trata de aposentadorias por idade rural.
"O JEF Itinerante de Registro retornará em breve ao local para realização de audiências. A etapa final é a entrega da sentença nas mãos dos cidadãos que tiverem seu direito reconhecido", afirma o juiz.
Esse trabalho itinerante foi possível porque a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Marli Ferreira, assinou o Provimento nº 301/2009, autorizando o funcionamento do JEF Itinerante de Registro em Itapirapuã.
Fotos: Arquivo JEF/Registro |
1- População de Itapirapuã Paulista aguarda o atendimento 2- Servidores utilizam notebooks para cadastrar os processos 3- Cidadão itapirapuense é atendido pelo trabalho itinerante do JEF/Registro |
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1464 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br