De 22 a 26 de junho, mutuários têm a oportunidade de renegociar a dívida do financiamento da casa própria
Para facilitar o renegociamento da dívida da casa própria, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região realiza nesta semana, de 22 a 26 de junho, mais um mutirão de conciliação de processos relativos ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH) que tramitam na 2ª Instância da Justiça Federal em São Paulo. Até a próxima sexta-feira, juízes federais se reúnem com advogados, mutuários e representantes da Caixa Econômica Federal para analisar 288 processos.
O coordenador do Gabinete de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Antonio Cedenho, participou das audiências no segundo dia do mutirão. “A conciliação é um tipo de solução de litígio judicial entre as partes que não tem volta, é o futuro da justiça no país”, afirmou.
O casal Júlio César Tostes e Ana Lúcia Barbosa Tostes chegou a um acordo na tarde desta terça-feira (23/06), durante uma audiência no mutirão. Em 1999, quando planejavam se casar, eles compraram um apartamento de três dormitórios no bairro do Jaguaré em São Paulo. Com o passar dos anos, o casal não conseguiu acompanhar o aumento das prestações do financiamento do imóvel e começou a atrasar o pagamento. Em 2007, Júlio e Ana Lúcia, tentaram, sem sucesso, renegociar a dívida direto com a Caixa.
Há três semanas, o casal recebeu um telegrama para participar do mutirão de conciliação do TRF3. Na audiência de hoje, a casal conseguiu um desconto de 24% na dívida apresentada pela Caixa, que foi reduzida de R$ 118 mil para R$ 70 mil. “Foi bem interessante, vamos poder dormir tranquilos”, comemorava Júlio no final da audiência.
O mutirão desta semana é coordenado pelo juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior.
Quem tem processos relativos ao Sistema Financeiro de Habitação na 2ª Instância da Justiça Federal da 3ª Região e quer participar de um mutirão pode entrar em contato com o Gabinete da Conciliação pelo e-mail concilia@trf3.jus.br e solicitar sua inclusão.
Edgard Catão/ ACOM/ TRF3 1 - Desembargador federal Antonio Cedenho, coordenador do Gabinete de Conciliação do TRF3 e desembargador federal Marcelo Navarro, vice-presidente do TRF5, participam de audiência durante o mutirão de conciliação 2 e 3 - Mesas de audiências de conciliação do mutirão 4 - O casal Júlio César Tostes e Ana Lúcia Barbosa Tostes renegociou o financiamenteo de um imóvel durante o mutirão
Wellington Campos
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1882 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br