O homenageado foi desembargador federal do TRF da 3ª Região, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo e deputado estadual
O Fórum Federal da 37ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo recebeu o nome de “Desembargador Federal Sinval Antunes de Souza” em solenidade realizada ontem, 31 de agosto, pelo desembargador federal Baptista Pereira, que representou a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira.
Compuseram a mesa de honra: o vice-prefeito do município de Andradina, Pedro Ayres de Souza; o diretor da Subseção Judiciária de Andradina, juiz federal Jairo da Silva Pinto; a juíza federal Rosa Maria Pedrassi de Souza, da 1ª Vara de Araçatuba; o juiz de Direito Henrique de Castilho Jacinto, diretor da Comarca de Araçatuba e o dr. Giovani Martinez de Oliveira, representando a diretoria da OAB-Subseção de Andradina
O primeiro discurso foi feito pelo filho do homenageado, dr. Sinval Antunes Filho. Também fez sua saudação, o dr Giovani Martinez de Oliveira, em nome da classe dos advogados. Por último, o desembargador federal Baptista Pereira com seu discurso encerrou as homenagens da Justiça Federal da 3ª Região e convidou as autoridades presentes e familiares para o descerramento da placa comemorativa à nominação do Fórum.
Estiveram presentes também os familiares do homenageado: seu pai, Autímio Antunes de Souza; a viúva, Maria Terezinha Antunes de Souza; os filhos Sinval Antunes Filho e Mariana Antunes de Souza; os irmãos Ederval Antunes de Souza e Fernando Antunes de Souza; as cunhadas Isabel Maria Moreira Trobatto e Anália Antunes de Souza e o primo Moacyr de Brito.
O Fórum de Andradina foi instalado em 26 de abril de 2005, com a implantação do Juizado Especial Federal na cidade, e localiza-se na Rua Engenheiro Sylvio Seije Shimizu, nº 1451, Vila Pelliciari, em Andradina.
Dedicação ao Direito
Sinval Antunes de Souza nasceu em Guararapes, no Estado de São Paulo. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de Bauru. Casou-se com Maria Teresinha Antunes de Souza com a qual teve quatro filhos: Sinval, Autímio, Marcelo e Mariana.
Foi nomeado juiz federal titular da 11ª Vara Criminal Federal em 5 de setembro de 1984, por meio de concurso de provas e títulos, tendo sido diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo no período de maio de 1989 a maio de 1990, reconduzido para um segundo mandato de 2 de maio de 1990 a 2 de maio de 1991.
Tomou posse como desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região em 12 de junho de 1992, ocupando a vaga decorrente da promoção do juiz federal Milton Luiz Pereira a ministro do STJ. Integrou a 1ª Turma do TRF da 3ª Região.
Destacou-se, também, como deputado estadual. Exerceu mandato parlamentar de 1963 a 1967, reeleito para uma nova legislatura cumpriu seu mandato legislativo de 1967 a 1971. Exerceu as atividades de professor adjunto de Direito Penal nas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU.
Aposentou-se em 6 de fevereiro de 1998 e faleceu em 25 de dezembro do mesmo ano.
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
Fotos: Ana Beatriz Calvão Monnerat do Prado |
1- Autoridades presentes ao evento no Fórum de Andradina 2- Descerramento da placa comemorativa ao evento: desembargador federal Baptista Pereira (à dir.) e os familiares do homenageado 3- Sinval Antunes de Souza foi desembargador federal do TRF3 4-Fórum Desembargador Federal Sinval Antunes de Souza, em Andradina |
Esta notícia foi visualizada 3150 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br