A população de São José dos Campos e região será beneficiada com nova sede da Justiça Federal
A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, o futuro presidente do TRF3, desembargador federal Roberto Haddad, e a diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Renata Lotufo, visitaram hoje, 8 de fevereiro, as obras do prédio que abrigará o Fórum da Justiça Federal de São José dos Campos, na Rua Jorge de Oliveira Coutinho.
Com uma área de 6.950 m², três pavimentos, a nova sede, além de abrigar as quatro Varas Federais já existentes, permitirá melhor atendimento à população e possibilitará ainda a instalação do Juizado Especial Federal no município.
A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, ressaltou: “A Justiça Federal da 3ª Região tem uma grande deficiência de prédios adequados. Mais de 90% de nossos prédios são alugados. São José dos Campos foi o primeiro prédio projetado para ser construído pela Diretoria do Foro e será inaugurado em breve, na gestão do desembargador federal Roberto Haddad, novo presidente eleito. Estou muito feliz por conhecer a obra do primeiro prédio construído nesta gestão”.
O novo presidente eleito, desembargador federal Roberto Haddad, afirmou: “São José dos Campos é uma cidade que merece ter um fórum que atenda aos interesses dos usuários e dê conforto aos juízes e a todos que utilizarão o prédio. O projeto da 1ª Instancia está bem feito e o apoio da presidente Marli Ferreira foi fundamental para a sua execução. Espero terminar de construir este fórum e em breve entregá-lo à sociedade”.
A diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Renata Lotufo, destacou que a obra é um marco na história da Justiça Federal da 3ª Região, pois é o primeiro prédio construído pela Seção Judiciária do Estado de São Paulo. A magistrada explicou que o prédio está totalmente adaptado à lei dos deficientes físicos e possui iniciativas ambientais, tais como o aproveitamento da iluminação natural e um sistema de reutilização de águas pluviais.
O diretor do Fórum da Justiça Federal de São José dos Campos, juiz federal Renato Barth Pires, afirmou: “Essa é uma luta de mais de 10 anos. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região recebeu esse terreno em doação pela prefeitura de São José dos Campos e, desde então, fez vários projetos e várias tentativas de orçamento. Estamos realmente realizando um sonho da comunidade jurídica aqui de São José dos Campos. Esse fórum vai permitir a instalação das atuais quatro varas federais com conforto e permitirá ainda a ampliação da Justiça Federal. Temos um projeto antigo de instalação do Juizado Especial Federal aqui. É uma demanda muito grande da sociedade”.
Participaram também da visita, os juízes federais: Paulo Sérgio Domingues, em auxílio à Presidência, Renato Barth Pires, diretor do Fórum de São José dos Campos, Gilberto Rodrigues Jordan, Maria Vitória Maziteli de Oliveira, Mônica Schroder G. Bevilaqua, Eliana Parisi e Lima, Carlos Alberto Antonio Jr, Raphael José de Oliveira Silva, o engenheiro Mario Seiji Kavamura e o diretor administrativo José Carlos Rossi.
Justiça Federal de São José dos Campos
A 3ª Subseção Judiciária (São José dos Campos) foi inaugurada em 1987 e atualmente conta com 4 Varas Federais e 40 mil processos em tramitação. A Justiça Federal de São José dos Campos tem jurisdição sobre os seguintes municípios: Caraguatatuba, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São José dos Campos e São Sebastião, atendendo a uma população de aproximadamente um milhão de pessoas.
O Fórum de São José dos Campos recebeu o nome “Desembargador Federal Jediael Galvão Miranda” em 26 de setembro de 2008, em homenagem ao desembargador que lutou pela instalação do Fórum.
Atualmente o Fórum está localizado na Avenida Cassiano Ricardo, 521. Fotos: Edgard Catão / ACOM 1 e 2 - Fotos do prédio que abrigará o Fórum da Justiça Federal de São José dos Campos - em fase de acabamento 3- Desembargador federal Roberto Haddad e a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira 4- A presidente Marli Ferreira; o desembargador federal Roberto Haddad; a diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Renata Lotufo;o juiz federal Paulo Sérgio Domingues, em auxílio à Presidência (1º à esquerda), e os juízes federais do Fórum de São José dos Campos.
Ester Laruccia e Ana Carolina MInorello
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 2993 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br