TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

08 / março / 2010
CARTEIRA COMERCIAL É TEMA DE CONCILIAÇÃO NO TRF3

Pessoas que estão em dívida com seus empréstimos terão oportunidade de negociar descontos com a Caixa Econômica Federal

O Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região deu início hoje, 8 de março, a uma semana de conciliação para processos que envolvem Carteira Comercial.

Foram selecionados 130 processos com contratos voltados para a carteira de pessoa física ou jurídica, que envolvem dívidas com empréstimos, cheque especial, crédito educativo (FIES) e outros assuntos relacionados.

Para a juíza federal Taís Vargas Ferracini de Campos Gurgel, coordenadora do mutirão, esse é um assunto novo na conciliação, mas a expectativa é que tenha um resultado positivo. “Alguns acordos estão sendo fechados e a Caixa tem feito propostas acessíveis. Conciliação é sempre o melhor resultado do processo”, afirma a juíza.

“Trouxemos aqui as melhores condições em termos de pagamento à vista e também a prazo. Hoje, a Caixa renegocia com prazo de até 96 meses”, comenta Edna Maria Gomes Pires, gerente da área de recuperação de créditos da Caixa. “Um contrato que hoje teria uma dívida de 258 mil reais, nós estamos trazendo a proposta de pagamento da dívida à vista por 30 mil reais, e para parcelar ficaria em 36 mil reais. É um desconto muito bom”, ressalta a gerente.

CONCILIAÇÃO EM CRÉDITO EDUCATIVO

Desde 2006, Sônia de Souza Ferraz estava com problemas na quitação de seu contrato de crédito educativo: “o meu problema era com o Fies e com a conciliação conseguimos chegar a um acordo, vamos fazer um parcelamento. Agora, me sinto mais segura, com certeza”. Para ela, “a conciliação é muito boa para ambas as partes, porque resolveu o meu problema e o do meu fiador”.

Antoninho de Souza, pai e fiador de Sônia, ficou feliz com o acordo de conciliação. “Achei excelente, muito bom, e tira o meu nome que está em jogo faz tempo”, afirma aliviado.

Para a advogada Marilene Lautenschlager, “a conciliação é muito oportuna, porque oferece aos devedores a oportunidade de colocarem seus débitos em dia e retomarem o crédito na praça”. “Nestas condições de acordo que encontramos aqui, eu traria outros clientes se estivessem na mesma situação”, conclui a advogada.

As audiências de conciliação acontecem no Fórum Pedro Lessa, localizado na Avenida Paulista, 1682, 12º andar, das 12h30 às 16h30, até sexta-feira, dia 12 de março.

Fotos: Wellington Campos/ ACOM/ TRF3

 

 1 - Juíza federal Taís Vargas Ferracini de Campos Gurgel, coordenadora do mutirão

2 - A gerente da Caixa, Edna Maria Gomes Pires, mostra proposta de acordo

3 - Sônia de Souza Ferraz e seu pai, Antoninho de Souza, ficaram satisfeitos com o acordo realizado com a Caixa

4 - A advogada Marilene Lautenschlager na mesa de negociação

5 - Mesas de audiências reúnem as partes para chegar a um acordo



Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1710 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br