As próximas sessões de julgamento serão realizadas nos dias 22, 25 e 26 de outubro
O mutirão Judiciário em Dia, uma parceria do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com o Conselho da Justiça Federal (CJF), realizará sessões de julgamento nos dias 18, 22, 25 e 26 de outubro.
Com 110 processos na pauta, a primeira sessão de julgamento do mutirão acontece no próximo dia 18, a partir das 10h, na sede do TRF3. Outras sessões de julgamento estão agendadas para os dias 22, 25 e 26 de outubro.
Para o mutirão, foram selecionados 12 juízes que atuarão em seis turmas, sob a presidência de um desembargador federal. Cada juiz deverá analisar cerca de 1.000 ações por mês.
Segundo a juíza Mônica Aguiar, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, que participa da coordenação do projeto, a equipe está agrupando os processos por temas, para dar maior agilidade ao trabalho. Dos nove gabinetes que concentram maior quantidade de processos - entre nove e 18 mil – cada um encaminhou 1.333 ações para serem analisadas pela equipe nesta primeira etapa de trabalhos.
Lançamento do Processômetro
Também no dia 18/10, às 16 horas, será lançado, com a presença do ministro Francisco Falcão, Corregedor-Geral da Justiça Federal, um “processômetro” para medir o número de feitos julgados durante o período em que durar o mutirão.
O ministro Francisco Falcão destaca a participação ativa da Presidência e da Corregedoria do TRF3 no projeto e o espírito público dos desembargadores do tribunal. “Eles não apenas aderiram ao projeto, como também estão prestando todo o apoio necessário, numa clara demonstração de que estamos todos angustiados com esses atrasos e juntos buscando a solução mais adequada”.
Conciliação é uma das soluções
Entre 18 de outubro e 18 de fevereiro serão realizados mutirões de conciliação, para solucionar cerca de 1700 ações relacionadas ao Sistema Financeiro de Habitação, e à carteira comercial da Caixa Econômica Federal, envolvendo dívidas com empréstimos, cheque especial, crédito educativo, entre outros assuntos.
O mutirão Judiciário em Dia foi lançado no último dia 20 em São Paulo e prevê a realização de uma força tarefa até março de 2011 para julgar mais de 80 mil processos.
Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1414 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br