Evento acontece até sexta-feira (2/12) e concentrará audiências do TRF3, TRT2 e TJSP
A partir de hoje (28/11), tem início a 6ª edição da Semana Nacional da Conciliação, um evento que acontece até sexta-feira (2/12) em todo o país, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça. Em São Paulo, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e o Tribunal de Justiça de São Paulo se uniram mais uma vez para realizar o evento no Memorial da América Latina.
Durante a solenidade de abertura, o desembargador federal Antonio Cedenho, coordenador do Gabinete da Conciliação no TRF3, afirmou que “a conciliação é o mais adequado para a solução de conflitos, porque são as partes que chegam a uma solução”. Para ele, “a expectativa para essa semana é que se chegue a 70% de acordos”.
Segundo o conselheiro Marcelo Nobre, do Conselho Nacional de Justiça, “há no país um processo para cada dois brasileiros, são 89 milhões de processos distribuídos entre os 90 tribunais brasileiros”. Para ele, o objetivo inicial desse evento é disseminar a cultura da conciliação: “O que o CNJ pretende é que as pessoas percebam que muitos dos seus problemas podem ser solucionados de forma rápida, célere e sem a necessidade de passar pelo Poder Judiciário. As próprias partes podem se conciliar e resolverem seus problemas”, conclui o conselheiro.
Durante a solenidade de abertura, também fizeram parte da frente de honra o conselheiro Silvio Luís da Rocha, do CNJ; o presidente do TRT2, desembargador Nelson Nazar; a desembargadora Maria Cristina Zucchi, do Tribunal de Justiça; a secretária de Justiça e da defesa da cidadania, Eloísa de Souza Arruda, representando o governo do estado de São Paulo; o desembargador Nelson Calandra, presidente da Associação de Magistrados Brasileiros e o desembargador aposentado Marcio Martins Bonilha, representante da Fiesp.
O TRF3 realizará no Memorial da América Latina cerca de 800 audiências. O TRT2 tem 20 mil inscritos para audiências, parte dessas ocorrerão no Memorial da América Latina. O TJSP recebeu 9.795 inscrições pré-processuais e deve realizar 4028 audiências no Memorial e outras 7.587 audiências em todo o estado.
O evento em São Paulo conta ainda com várias parcerias: Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, INSS, Fundação Memorial da América Latina, Eletropaulo, Subprefeitura da Lapa, Corpo de Bombeiros, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos-CPTM, Sabesp, Telefonica, Metrô, Polícia Federal, Secretaria Municipal de Segurança Urbana, SP Turis, Companhia de Engenharia e Tráfego-CET, São Paulo Transportes-SPTrans, além de contar com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-FIESP.
Fotos: Wellington Campos/ ACOM/ TRF3
Ana Carolina Minorello
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1429 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br