Com a chegada da Justiça Federal na cidade, cerca de 16 mil processos seriam remanejados da Justiça Estadual
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Newton De Lucca, esteve na cidade de Limeira, no último dia 5 de outubro, para tratar da instalação da 1ª Vara Federal no município.
O magistrado se reuniu com o prefeito de Limeira, Orlando José Zovico, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito. Também participaram do encontro o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o diretor do Fórum Estadual de Limeira, juiz Mário Sérgio de Menezes; juízes estaduais, promotores públicos e secretários municipais.
O desembargador federal Newton de Lucca afirmou que ficou muito honrado e feliz em praticar um ato de verdadeira justiça. Ele disse ter se sensibilizado com o pedido do prefeito para a vinda da vara federal para Limeira. “É preciso deixar de lado as diferenças e olhar para o bem público. O importante é fazer com que a Justiça Federal esteja presente em Limeira o quanto antes”, declarou o presidente do TRF3. Segundo o desembargador, o que estava ao alcance da Justiça Federal da 3ª Região foi feito. Agora, a implantação da Vara Federal no município depende somente dos órgãos superiores em Brasília.
Com a instalação de uma vara federal em Limeira, em torno de 16 mil processos que tramitam na Justiça Estadual na cidade seriam remanejados para a Justiça Federal.
Durante o encontro, o prefeito José Zovico contou que, quando assumiu a Prefeitura, em um momento conturbado na política local, reuniu-se com os juízes para colocar a Prefeitura à disposição para possíveis investigações. “Os juízes me acalmaram naquela época e unimos forças para trazer a Vara Federal para Limeira, almejada há 20 anos”. E acrescentou: “Hoje estamos aqui para selar uma novela da Justiça e ter uma Justiça completa na cidade”.
Segundo o diretor do Fórum Estadual, juiz Mário Sérgio de Menezes, Limeira tem tamanho, poder econômico, poder político e posição estratégica para receber a Vara Federal. “Será uma grande parceria entre a Justiça Federal e a Justiça Estadual”.
Durante o encontro, a Prefeitura ofereceu a Justiça Federal uma casa na região central da cidade ou o Palacete Tatuibi, prédio tombado como patrimônio histórico, para receber a 1ª Vara Federal no município.
Fotos: João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3 |
![]() |
1 - Presidente Newton De Lucca fala para a imprensa local sobre a importância da Justiça Federal; 2 - Desembargador federal Newton De Lucca com o prefeito de Limeira e juízes estaduais; 3 - Autoridades visitam o palacete Tatuibi no centro de Limeira; 4 - Presidente do TRF3 e prefeito de Limeira viistam terreno em que poderia ser construído o Fórum Federal no município; 5 - Da esq. para a dir.: juiz federal Ciro Brandani Fonseca, diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo; prefeito de Limeira, Orlando José Zovico; presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca; e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá. |
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1868 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br