Três desembargadores federais do TRF3 foram homenageados
No dia 12 de novembro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, por meio da sua Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente, realizou a cerimônia de entrega do Prêmio de Mérito Ambiental Stela Prado. O prêmio foi instituído com a finalidade de incentivar o trabalho em prol do meio ambiente e possibilitar o intercâmbio de ações entre os órgãos públicos, privados e sociedade, de modo a promover ações ambientais que possam garantir um futuro mais sustentável para futuras gerações.
Autoridades civis e militares, além de membros do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade civil compareceram à cerimônia realizada na zona oeste da capital paulista. Dentre os homenageados, receberam o prêmio Stela Prado, o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador federal Newton De Lucca, e as desembargadoras federais Vera Jucovsky e Consuelo Yoshida.
Para o presidente da comissão de sustentabilidade e meio ambiente da OAB, Dr. Carlos Alberto M. Sanseverino, a escolha dos homenageados se deu pela contribuição destes profissionais junto às questões ambientais e complementou: “A OAB identificou nestes atores por meio da alta estirpe intelectual, cultural e ética, que ocupam cargos de destaque junto à sociedade, como é o caso do presidente do TRF, Dr. Newton, um dos grandes homenageados desta noite e que sabemos do seu histórico comprometimento com a causa ambiental. É por isso que a OAB recebe com muito orgulho todos esses homenageados”.
A desembargadora federal Consuelo Yoshida agradeceu pelo recebimento do prêmio e citou: “Eu trabalho com direito ambiental e todos que trabalham nesta área acabam se apaixonando pelo tema. Sou admiradora do trabalho da OAB e só tenho a agradecer pelo prêmio”. Já a desembargadora federal Vera Jucovsky, disse: “Para mim é uma honra imensa receber este prêmio, que eu não esperava, mas penso que ele não é um prêmio individual, mas é um prêmio de todos que estão estudando, trabalhando e divulgando a necessidade da proteção ambiental. Hoje vivemos em um planeta com tantos problemas ambientais e precisamos de um desenvolvimento sustentável, para que o País possa se desenvolver em todos os aspectos econômicos, sociais, saúde, lazer, em prol do bem estar da população, mas sempre lembrando que o meio ambiente deve ser protegido”.
Por fim, o presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca concluiu: “Nós temos um compromisso não só com a atual geração, como com as gerações futuras e eu fico muito sensibilizado com este reconhecimento da OAB, não apenas com a minha pessoa, mas também com a de outras duas colegas, o Tribunal está sendo triplamente homenageado esta noite. Stela Prado foi uma jurista e uma pessoa que se dedicou fundamentalmente a causa ambientalista e que atuou, sobretudo, com um acendrado amor a esta causa. Então, eu fico emocionado de ser homenageado com um prêmio desta natureza”.
Stela Prado foi advogada e autora especialista em Direito Ambiental. Faleceu em 2011.
Fotos: Wellington Campos/ ACOM/ TRF3 |
![]() |
1 - Presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, recebe o prêmio de mérito ambiental Stela Prado; 2 - Desembargadora federal Consuelo Yoshida recebe a premiação; 3 - Desembargadora federal Vera Jucovsky recebe o prêmio Stela Prado; 4 - Presidente da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da OAB/SP, Carlos Alberto Sanseverino; 5 - Autoridades presentes no prêmio Stela Prado. |
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 2658 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br