Debate aconteceu durante o ciclo de estudos “Impactos no Meio Ambiente Marinho”
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) sediou nos dias 6 e 7 de dezembro o ciclo de estudos “Impactos no Meio Ambiente Marinho”, organizado pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), com a coordenação do desembargador federal Mairan Maia, diretor da Emag, e do professor doutor Roberto Ávila Bernardes.
Um dos módulos do evento tratou do tema Impacto Ambiental no Ecossistema Marinho e teve como palestrante o professor doutor Bauer Rachid, oceanógrafo da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa).
Em sua palestra, o professor falou sobre a avaliação de impactos ambientais no ambiente marinho focando, principalmente, nas atividades portuárias, na indústria do petróleo e nas dragagens. “São temas atuais que temos muito o que estudar tecnicamente e buscar uma parceria com várias instituições, para que esses impactos sejam minimizados ao longo dos anos”, afirmou o palestrante.
Ele também explicou para a plateia o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e os monitoramentos realizados no meio ambiente marinho. Ao longo de sua apresentação, Bauer Rachid trouxe casos de derrames de petróleo, atendimento aos derrames, dragagens e atividades portuárias que passaram por processo de licenciamento e que, atualmente, passam por processos de monitoramento ambiental.
Para o oceanógrafo, o objetivo de sua palestra foi o de deixar um recado de que as questões ambientais ainda estão sendo desenvolvidas e que “todos, nas suas diferentes competências e experiências, têm que contribuir, buscando um desenvolvimento sustentável, um equilíbrio entre as questões ambientais mais importantes e o desenvolvimento sustentável”.
Foto: Ana Carolina Minorello |
![]() |
Professor Bauer Rachid profere palestra sobre o tema Impacto Ambiental no Ecossistema Marinho |
Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 1976 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br