Líder religioso solicita abertura de mais uma vara federal em Guaratinguetá
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região-TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, recebeu nesta tarde (9/9) visita do consultor Luiz Aquino, representando o cardeal Dom Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB.
Luiz Aquino entregou ao presidente do TRF3 um pedido do Cardeal: instalar uma segunda vara federal na Seção Judiciária de Guaratinguetá. “A cidade é vizinha de Aparecida, uma cidade pequena, mas que traz para visitação do seu santuário nacional 11 milhões de brasileiros e estrangeiros. É o maior santuário mariano do mundo. Tivemos agora a visita do terceiro papa, depois de João Paulo II e Bento XVI, que ficou três dias presidindo o Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano) em 2007, em companhia do atual papa. O papa Francisco também esteve lá durante muitos dias ainda como cardeal e não como papa, tendo participado do Celam como relator. Dom Damasceno vê a necessidade de uma segunda vara em Guaratinguetá, que é a maior cidade entre Aparecida, Taubaté e Lorena, então viemos conversar com Dr. Newton De Lucca que muito gentilmente nos recebeu e futuramente receberá Dom Damasceno, com certeza. Vamos ver se conseguimos essa meta que é muito importante para a região”, declarou o representante.
“Dom Damasceno está fazendo uma solicitação que coincide com os critérios técnicos que eu tenho procurado seguir desde que assumi como presidente. De forma que para mim é uma alegria muito grande determinar, dentro das diretrizes que tracei, que nós façamos o possível para acolher com presteza este pedido que acima de tudo é justo, é humano, como não poderia deixar de ser, partindo de um homem do calibre intelectual, moral e religioso de Dom Damasceno”, observou o presidente Newton De Lucca.
O representante do cardeal foi recebido no gabinete da Presidência do TRF3.
Fotos: João Fábio Kairuz / ACOM / TRF3 |
![]() |
O consultor da CNBB, Luiz Aquino (dir.), visita o presidente do TRF3, Newton De Lucca |
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 3005 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br