Alunos visitaram as dependências do Tribunal e conheceram a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu nesta terça-feira, dia 10 de setembro, a visita de estudantes do curso de Direito da Universidade de Sorocaba. A visita monitorada faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, elaborado pela Ouvidoria, que visa apresentar para estudantes universitários a estrutura e a competência da Justiça Federal da 3ª Região, além de mostrar o funcionamento de alguns setores da instituição.
Formada por 18 estudantes, a turma visitou as dependências do TRF3 acompanhada pela professora de Direito Empresarial Maria Bernadete Miranda. Segundo ela, o objetivo é mostrar aos alunos como o Tribunal funciona na prática, “porque na faculdade eles só aprendem a teoria e, unindo as duas coisas, fica mais fácil o aprendizado e também mais interessante para o aluno”, argumentou a professora.
Os alunos foram recepcionados pelo servidor da Ouvidoria, Paulo Eduardo Gonçalves Jimenez. Na programação da visita constou a apresentação de uma palestra ministrada pelo servidor do TRF3 Eduardo dos Santos Moreira, que conversou com os estudantes sobre a estrutura e a competência da Justiça Federal em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Também foram recebidos na Subsecretaria da 10ª Turma, onde aprenderam sobre os trâmites do processo, e visitaram o Plenário.
O presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, recebeu os estudantes em seu Gabinete e disse que é necessário o contato com a realidade da Justiça. “É preciso ter contato com a realidade para realmente formar um conhecimento não apenas teórico, mas também o conhecimento prático, o conhecimento da própria experiência. Eu fico muito feliz de o Tribunal poder ajudar os alunos a terem um melhor conhecimento da Justiça brasileira”, declarou o presidente.
Após a visita ao Gabinete da Presidência, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da 10ª Turma e visitaram o Gabinete do desembargador federal Baptista Pereira. “O interessante nestas visitas aos tribunais é conhecer como funcionam. Nós costumamos ver muito pela televisão, mas é uma coisa mais distante. Aqui tem uma noção do funcionamento, do procedimento do Tribunal”, disse o estudante Pedro Benedito Paiva Júnior.
“Acredito que todo conhecimento é válido e uma visita como esta nos aprimora um pouco mais”, disse o aluno Silas Rodrigues Camargo. A estudante Cynthia H. Leite concorda com o colega de curso. “Para o nosso ramo é necessário conhecermos os lugares que vamos frequentar futuramente, ainda mais se decidirmos trabalhar no ramo direcionado ao tribunal. Conhecimento sempre é válido e vamos levar isso para a vida toda”, concluiu Cynthia Leite.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário. As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail: ouvidoria@trf3.jus.br.
Fotos: João Fábio Kairuz / ACOM / TRF3 |
![]() |
1 - Professora Maria Bernadete Miranda compõe a mesa durante palestra do servidor Eduardo Moreira 2 - Alunos assistem a palestra no auditório do TRF3 3 - Estudantes conhecem o Plenário 4 - Desembargador federal Newton De Lucca cumprimenta a professora Maria Bernadete 5 - Silas Camargo, estudante de Direito 6 - Pedro Paiva Jr, estudante de Direito 7 - Cynthia Leite, estudante de Direito 8 - Presidente Newton De Lucca recebe os estudantes em seu Gabinete 9 - Alunos assistem a sessão de julgamento da 10ª Turma 10 - Estudantes são recebidos no Gabinete do desembargador federal Baptista Pereira 11 - Turma de alunos com a professora Bernadete no Hall Nobre do TRF3
|
Assessoria de Comunicação

Esta notícia foi visualizada 3341 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br