Ação da Comissão de Gestão Ambiental teve como objetivo incentivar e informar sobre a coleta seletiva do lixo
Durante a semana de 18 a 22 de novembro, servidores e magistrados do Tribunal Regional da 3ª Região foram surpreendidos com garis cômicos e interativos instruindo-os sobre a coleta seletiva de lixo. Tratava-se de mais uma ação da Comissão de Gestão Ambiental do TRF3 para orientá-los e incentivá-los para o correto descarte do lixo.
A ação contou com a intervenção de uma dupla de atores que percorreu todos os setores do tribunal, orientando servidores e magistrados para a correta utilização das lixeiras para a coleta seletiva. O TRF3 trabalha com três cores de sacos das lixeiras: o vermelho para plásticos e alumínios, o azul para papéis em geral e o marrom para o lixo orgânico.
“O objetivo é esclarecer e orientar os servidores quanto à implantação da coleta seletiva no TRF, para que todos conheçam as normas e as cores que são usadas atualmente na nossa separação do lixo”, destacou a servidora Célia Eliane Zelinka Machado, supervisora do pessoal da limpeza que coleta o material descartado e encaminha para o lugar destinado à retirada pela cooperativa de reciclagem.
Os atores Marcelo Cunha e Maria Tereza Cordeiro, que fazem parte da empresa Atelier Teatro, usam as encenações como ferramenta para se comunicar com o público. “O que percebemos é que a menor parte das pessoas não tem vontade de fazer e grande parte quer fazer e não sabe como. Então, damos um empurrãozinho e facilitamos para eles, principalmente para entenderem as cores dos recipientes que recolhem o lixo reciclável”, informou o ator Marcelo Cunha.
Aprovação dos servidores
Para os servidores e magistrados do tribunal, a intervenção teatral serviu de alerta e fonte de informação sobre o descarte do material. “Eu achei válida, não estava sabendo dessa questão da reciclagem”, declarou a servidora Mirna Brenda de Magalhães Salmazio.
A servidora Fernanda de Aquino Quintella Velasques já ajudava na sensibilização de seus colegas no descarte, adotando práticas como a de utilizar o mesmo copinho plástico o dia todo e também a de jogar o papel no saco de lixo azul. “As pessoas não prestam atenção, embora tenham sido enviados e-mails e tenham sido divulgados informativos sobre a coleta seletiva. Eu achei que foi um puxão de orelha bem dado”, afirmou.
“Muito boa essa conscientização da utilização dos materiais que nós utilizamos aqui. O gabinete vai aderir 100%, com certeza”, concluiu o servidor Janderson Gonçalves Cossoniche.
Comissão de Gestão Ambiental
A ação teatral foi organizada pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental da 3ª Região. Criada em 2008, a comissão, composta por servidores e magistrados, é presidida pela desembargadora federal Consuelo Yoshida e tem como objetivo planejar, propor e zelar pela implementação de ações voltadas à Gestão Ambiental. Tais ações são compostas pela adoção de medidas de economia de recursos ambientais e materiais, como o uso racional da água, energia elétrica, comunicações e ar condicionado nas rotinas diárias. Essa tarefa está sendo realizada com a elaboração de esclarecimento, treinamento e orientação a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.
Fotos: João Fábio Kairuz / ACOM / TRF3 |
1, 2, 3 e 5 - Dupla de atores durante a intervenção artística 4 - Servidora Mirna Salmazio achou válida a apresentação 6 - A servidora Fernanda Velasques já colabora com a reciclagem 7 - O servidor Janderson Cossoniche vai aderir ao descarte consciente 8 e 9 - Atores Marcelo Cunha e Maria Tereza Cordeiro, da empresa Atelier Teatro |
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 3412 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br