Evento foi promovido pelo Instituto de Estudos Avançados em Justiça (IHEJ) na suprema corte da França
Na última sexta-feira (17/04), em Paris, na França, o desembargador federal Fausto De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), foi um dos palestrantes do seminário “L’office du juge suprême à l’heure de la mondialisation”, promovido pelo L’Institut des hautes études sur la justice (IHEJ) na Cour de Cassation, a suprema corte francesa, em Paris. O público do evento é formado principalmente por juízes e juristas franceses.
Sediado na capital francesa, o Instituto de Estudos Avançados em Justiça é uma instituição privada de pesquisa independente cujo objetivo principal é servir como um fórum para análise, debate e reflexão multidisciplinar sobre as evoluções contemporâneas da lei e da justiça na França e em todo o mundo.
O seminário de que participou o magistrado do TRF3 discute de março a junho deste ano, em sessões às sextas-feiras, o novo papel dos juízes das cortes supremas frente ao fenômeno da globalização.
O painel do desembargador federal Fausto De Sanctis foi "A convergência dos métodos de trabalho: escrevendo para diferentes públicos”, do qual também participou Timothée Paris, membro do Conselho de Estado, o mais alto tribunal francês de recurso de revisão judicial e julgamento de todos os casos que envolvam órgãos públicos.
Eles debateram a necessidade dos juízes de suprema corte rever os seus métodos de trabalho para torná-los mais eficazes e de fácil leitura ao grande público, a fim de adquirir uma autoridade que não depende mais de seu estado interno, mas da qualidade intrínseca das suas decisões.
![]() |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1836 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br