TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

06 / julho / 2015
XIII EDIÇÃO DO BENCHMARKING BRASIL DESTACA TRABALHO DE PERSONALIDADES NA MÚSICA E NA COMUNICAÇÃO

TRF3 foi palco da premiação que destaca os trabalhos de sustentabilidade de empresas brasileiras

Inovações, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável. Esses temas foram abordados, no dia 2 de julho, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), durante o XIII Benchmarking Brasil – premiação de sustentabilidade – com a participação de projetos de empresas ranqueadas com as melhores práticas socioambientais do país.

A premiação reúne ambientalistas, ativistas, cientistas, especialistas, empreendedores e lideranças ativistas que trazem inovações na área, soluções e práticas que transformam realidades. Foram premiados 28 cases de sustentabilidade, dez projetos e aplicativos de inovações verdes, dez obras de arte sustentável e um livro de gestão socioambiental.

Para o presidente do TRF3, desembargador federal Fábio Prieto, o interesse em sediar o evento está relacionado ao compromisso com a causa ambiental e a uma política de evitar os danos ou ao menos reduzi-los. “Quanto maior a aplicação de práticas de sustentabilidade, menor o número de ações ajuizadas nesta área no Poder Judiciário”, afirmou.

A desembargadora federal Consuelo Yoshida, presidente da Comissão de Gestão Ambiental do TRF3, destacou que o evento reforça a imagem do tribunal como incentivador da cidadania e da educação ambiental. “Promover práticas inovadoras nesses tempos de crise energética em todas as áreas leva à construção de uma sociedade melhor”.

Já a ambientalista idealizadora do programa Benchmarking, Marilena Lavorato, ressaltou que o espaço do tribunal para sediar o evento é representativo por ser uma casa da cidadania. “Estamos falando de boas práticas e melhoria da qualidade de vida para a economia, para as empresas e para o cidadão. Foram mais de mais de 180 empresas e 340 práticas certificadas nas 13 edições realizadas. Aqui é um espaço adequado para a premiação”, elogiou.

Personagens homenageados

A XIII edição reconheceu a trajetória de pessoas que transformam realidades com ações e ativismo em favor da vida. Os grandes homenageados foram personalidades que tem desenvolvido trabalho de conscientização ambiental e tem amplo contato com o grande público ou os meios de comunicação.

O primeiro premiado foi Cristian Dimitrius que é biólogo, cinegrafista e apresentador de televisão especializado em vida selvagem e história natural. As imagens de seus documentários circulam pelo mundo em canais como Discovery Channel, The History Channel e BBC.

“É uma honra e fico muito feliz de receber um prêmio como este. Minha missão de vida é fazer com que as pessoas se apaixonem pelo planeta através das imagens. Só através dessa ligação emocional é que as pessoas vão começar a realmente proteger e buscar mais conhecimento e se importar com tudo que está acontecendo”, salientou.

O segundo homenageado foi a Banda Falamansa, representada pelo vocalista Tato, que lançou músicas com temas ambientais como Lixo no Lixo e Segue a Vida (sobre o Rio Tietê). O grupo de forró de São Paulo busca estimular através das canções atitudes sustentáveis.

“É uma honra muito grande receber este prêmio e que seja uma alavanca pra propagar a ideia da consciência ambiental e da sustentabilidade. A Banda Falamansa pontua a sua carreira com o intuito de desenvolver o bem através da música, da letra... e isso traz um bem-estar às pessoas que ouvem e que respeitam o nosso trabalho”.

Práticas vencedoras

O evento elencou 28 empresas que apresentaram práticas inovadoras. O primeiro colocado do ranking foi a Itaipu Binacional com o trabalho “Mais Peixes em Nossa Água”, desenvolvido desde 2003. São 140 toneladas de peixe produzidas pelos pescadores artesanais integrantes do projeto. Isso representa 10% da produção pesqueira do reservatório em Foz do Iguaçu (PR).

“Conseguimos retomar a quantidade de peixes nativos que tínhamos anteriormente no reservatório. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento socioambiental e a melhoria de renda dos pescadores artesanais em torno da região de Itaipu, através do cultivo de peixe em tanque-rede”, explicou Celso Buglione, representante da Itaipu Binacional.

A empresa Cargill foi premiada em segundo lugar com o “case” “Pomarola Mais Sustentável”. As ações envolveram todas as etapas da cadeia do molho de tomate, como transporte do fruto pra indústria, ações na fábrica e pós-fábrica e na chegada do produto até o cliente.

“O conjunto de ações teve um impacto no processo produtivo como a redução de 10 mil toneladas de CO². Isso equivale a toda a frota de veículos da cidade do Rio de Janeiro (dois milhões e 200 mil carros) rodando um dia inteiro. Conseguimos reduzir com essas ações as emissões geradas por toda essa frota”, relatou.

Outra inciativa vencedora envolveu a capacitação de professores. Com o projeto “Multiplicadores em Educação Ambiental”, a concessionária rodoviária Triunfo Transbrasiliana capacitou um grupo de educadores nos municípios de Marília e São José do Rio Preto, interior paulista, para desenvolver um curso ambiental nas escolas da região. Esses professores vão fazer a multiplicação de trabalho de sustentabilidade com seu alunos na rede pública.

Mais prêmios

O evento ainda destacou o trabalho de alunos de escolas técnicas profissionalizantes e estudantes do curso de tecnologia da informação que fizeram aplicativos de controle hídrico. Outro destaque também coube a artistas e artesãos que trabalharam com arte sustentável. A lista de todos os homenageados e premiados podem ser vista na página do Benchmarking Brasil

Fotos: Edmilson Gomes e João Fábio / ACOM / TRF3     
1 – Abertura do XIII Benchmarking Brasil
2 – O desembargador federal Fábio Prieto, presidente do TRF3, a desembargadora federal Consuelo Yoshida e a ambientalista Marilena Lavorato, idealizadora do evento
3 – A desembargadora federal Consuelo Yoshida entrega o prêmio ao músico Tato, vocalista da Banda Falamansa
4 – Biólogo e cinegrafista Cristian Dimitrius fala sobre o seu trabalho ambiental
5 – Márcio Barela, representante da Cargill
6 – Celso Buglione, representante da Itaipu Binacional
7 – Mauro Ross, representante da Triunfo Transbrasiliana
8 – Bruno Honda, artista premiado
9 – Obras “sustentáveis” dos artistas
10 – Prêmios entregues aos vencedores do Benchmarking

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1933 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br

Foto Galeria de Fotos


Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br