Filme discute relação entre reaproveitamento de materiais recicláveis, arte, mudança comportamental, meio ambiente e sociedade
Instigar a arte e a reflexão sobre o desperdício do lixo e de materiais recicláveis na sociedade, bem como discutir o papel de pessoas que manuseiam e vivem do sustento desses objetos. Este foi o tema apresentado na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) que exibiu na última quinta-feira, dia 6 de agosto, o documentário “Lixo Extraordinário”, na prévia da Virada Sustentável 2015 no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
O filme retrata um trabalho do artista plástico Vik Muniz e seu envolvimento com catadores do lixão de Jardim Gramacho (RJ), o maior da América Latina em 2010. Vik realiza obras de arte com ajuda dos catadores, utilizando os materiais encontrados no lixão para formar imagens incríveis dos trabalhadores locais, transformando suas vidas.
Além da criatividade e beleza das obras, o documentário apresenta a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento, e também no problema ambiental da disposição de resíduos sólidos.
Para Wladimir Wagner, servidor da Emag e mediador de debate após a exibição, a ideia de exibir o filme foi preparar o público para a programação do evento que ocorre entre a 27 e 28 de agosto no TRF3 e conversar sobre a importância da sustentabilidade e sobre a arte sustentável.
“O documentário trabalha profundamente o tema da sustentabilidade, por meio da arte, a necessidade de modificar comportamentos, repensar a realidade e sensibilizar as pessoas para um projeto sustentável para a sociedade”, afirmou.
Os servidores Elizeu Barboza e Selma Lacerda aprovaram a iniciativa e a oportunidade de discutir o tema da sustentabilidade e preservação ambiental que se apresentam indispensáveis no cotidiano dos cidadãos. Selma ainda fez uma analogia entre o lixão e o maior garimpo a céu aberto do mundo, no estado do Pará, que durante a década de 1980 que reuniu milhares de pessoas na busca pelo ouro, em condições precárias.
“A exibição serviu para nos despertar sobre a necessidade de mudarmos a forma como pensamos. Vimos como pessoas tão simples podem mudar a consciência sobre a sua realidade, mesmo sem ter muitas oportunidades. Algumas imagens do documentário me remeteram à Serra Pelada, quanto às condições de trabalho, higiene e da saúde dos trabalhadores”, disse a servidora.
Programação
O TRF3 promove, entre os dias 27 e 28 de agosto, atividades dentro do calendário oficial da Virada Sustentável 2015. O evento reúne centenas de atividades realizadas simultaneamente em parques, espaços públicos, universidades e escolas, todas gratuitas e abertas ao público.
Já no dia 11, haverá uma visita ao acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e depois uma atividade no atelier com materiais recicláveis, das 9h15 às 12 horas. Inscrições pelo ambiental@trf3.jus.br.
Dentro da programação oficial, será realizado o concurso "Arte com sucata - ressignificando material reciclável", voltado a servidores, magistrados, estagiários e terceirizados da Justiça Federal da 3ª Região. Depois, os trabalhos farão parte de uma exposição artística que contará também com obras de artistas convidados. As inscrições estarão abertas até o dia 14 e também podem ser efetuadas pelo e-mail ambiental@trf3.jus.br.
O Tribunal também promoverá rodas de conversa sobre temas cotidianos como alimentação saudável e sustentável, consumo consciente e governança e práticas de sustentabilidade. Haverá ainda uma oficina de reciclagem e reaproveitamento de materiais, bem como um desfile com roupas recicladas com a ONG Clube de Mães do Brasil. Clique aqui e veja a programação completa no TRF3.
Evento sustentável
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa que cria uma oportunidade para cidadãos se informarem e se engajarem sobre o tema. Mais informações em www.viradasustentavel.com.
No TRF3, o evento é promovido pela Comissão Permanente de Gestão Ambiental da 3ª Região, presidida pela desembargadora federal Consuelo Yoshida, e pelo Instituto Mais - Mais Atitude Instituto Socioambiental.
João Fábio/ACOM/TRF3 |
![]() |
1 e 5 - Documentário exibido na Escola de Magistrados na pré-Virada Sustentável |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1563 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br