Alunos da Faculdade de Direito da Univap participaram da visita monitorada
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 24 de setembro, a visita de 40 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo.
A visita monitorada, organizada pela Ouvidoria-Geral, faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a estudantes a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região e a organização de setores do Tribunal.
Na abertura, os alunos assistiram a vídeo institucional e a uma palestra ministrada pelo servidor Marco Aurélio Serau Júnior. O expositor falou sobre a estrutura da 3ª Região e os tipos de processos que são julgados pela Justiça Federal.
Vivência e aprendizado
Após a palestra, tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da Sexta Turma, presidida pelo desembargador federal Mairan Maia. Eles também foram recebidos no gabinete da desembargadora federal Consuelo Yoshida, ouvidora-geral do Tribunal, e na Subsecretaria da Segunda Turma. Ao final da visita, foram conhecer o Plenário da Corte e conversaram com o juiz federal convocado José Francisco da Silva Neto, que falou sobre a carreira de juiz e a rotina de trabalho da magistratura.
Os alunos vieram acompanhados pelo professor Luiz Fernando Faria de Souza, orientador do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Vale do Paraíba. Segundo o docente, a visita é importante para que os alunos tenham a vivência da segunda instância. “É importante eles verem a parte das sustentações orais, porque trabalhamos a parte escrita, mas não desenvolvemos essa parte oral. Então, trazemos eles aqui para verem grandes advogados desempenhando seu trabalho e também a atuação do ministério público e dos próprios desembargadores”, argumentou o professor.
Para a aluna Zenúbia Santana, a importância da visita monitora para o estudante de Direito é poder ver na prática o que se estuda nos livros. “A visita ao Tribunal faz com que possamos enxergar a prática, isso faz muita diferença no dia-a-dia do aluno”, declarou. A universitária Cristina Milanez Garcia Bumachar também concorda com a colega de faculdade. “A prática é o melhor aprendizado para todos”, concluiu.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.
Fotos: João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3 |
1 - Alunos da Univap assitem a vídeo institucional no Auditório do TRF3 2 - Desembargador federal Mairan Maia recebe os estudantes para sessão de julgamento 3 - Visita à Subsecretaria da 2ª Turma 4 - Juiz federal José Francisco da Silva Neto falou sobre o trabalho da magistratura 5 - Servidor Marco Aurélio Serau Junior durante palestra 6 - Estudantes em visita ao Gabinete da desembargadora federal Consuelo Yoshida 7 - Visita ao Plenário do TRF3 8 - Estudante Zenúbia Santana 9 - Professor Luiz Fernando Faria de Souza 10 - Universitária Cristina Bumachar 11 - Grupo de alunos da Universidade Vale do Paraíba em visita monitorada ao TRF3 |
Assessoria de Comunicação
Esta notícia foi visualizada 1344 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br