Alunos da Escola Técnica Maria Augusta Saraiva participaram de visita monitorada
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 12 de novembro, a visita de 13 estudantes do curso Técnico em Serviços Jurídicos da Escola Técnica Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva, de São Paulo.
A visita monitorada, organizada pela Ouvidoria-Geral, faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a estudantes a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região e a organização de setores do Tribunal.
Na abertura, os alunos foram recebidos pelo diretor-geral do TRF3, Gilberto de Almeida Nunes. Em seguida, assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra ministrada pelo servidor José de Vasconcelos Filho. O expositor falou sobre a estrutura da 3ª Região e os tipos de processos que são julgados pela Justiça Federal.
Após a palestra, os universitários tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da Sexta Turma, presidida pelo desembargador federal Mairan Maia. Eles também conheceram o Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni, ouvidora-geral, em exercício, e a Subsecretaria da Segunda Turma.
Ao final da visita ao TRF3, conheceram o Plenário da Corte, onde foram recebidos pelos servidores José de Vasconcelos Filho e Jacques Cabral da Nóbrega, e conversaram com o desembargador federal Paulo Sérgio Domingues, que falou sobre a carreira de juiz e a rotina de trabalho da magistratura.
Para o desembargador, é importante que as pessoas conheçam a estrutura e como é o trabalho da Justiça: “É muito importante que desde cedo elas venham conhecer como se trabalha, o que se faz, como se procura distribuir Justiça da melhor maneira possível aqui no Tribunal. Então, é muito bom receber os estudantes e poder transmitir um pouco dessa nossa vivência para eles.”
Ampliando o conhecimento
Os alunos vieram acompanhados pela professora Elizabete Bucci. Segundo ela, a visita monitorada é o primeiro contato do aluno com o mundo jurídico. “Existe uma necessidade muito importante dos estudantes terem acesso à estrutura do Poder Judiciário, saber como funcionam os órgãos, a forma como são compostos. É uma forma deles terem contato com a prática”, afirmou a professora.
Para a aluna Carolina Ferreira da Silva, a visita serve para que o aluno adquira mais informações para o curso técnico. A estudante destacou que conhecer o prédio e a estrutura da Justiça fortalecem o estudo. “Com certeza enriquece e acrescenta ao nosso conhecimento”, finalizou.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.
Edmilson Gomes/ACOM/TRF3 |
![]() |
Estudantes da ETEC Maria Augusta Saraiva em visita ao TRF3 |
![]() |
Sessão de julgamento da Sexta Turma |
![]() |
Desembargador federal Mairan Maia fala aos estudantes após a sessão da Sexta Turma |
![]() |
Desembargador federal Paulo Sérgio Domingues conversa com os alunos no Plenário do TRF3 |
![]() |
Professora Elizabete Bucci da ETEC, responsável pelos os alunos na visita |
Assessoria de Comunicação do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1634 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br