TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

01 / dezembro / 2015
TRF3 RECEBE VISITA DE ESTUDANTES DE DIREITO DA UNISAL

Alunos do Centro Universitário Salesiano participaram de visita monitorada

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 26 de novembro, a visita de 23 estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Salesiano (Unisal) – Unidade Lorena, cidade do interior de São Paulo.

A visita monitorada, organizada pela Ouvidoria-Geral, faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a estudantes a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região e a organização de setores do Tribunal.

Na abertura, os alunos foram recebidos pelo diretor-geral do TRF3, Gilberto de Almeida Nunes. Em seguida, assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra ministrada pelo servidor Marco Aurélio Serau Junior, que falou sobre a estrutura da 3ª Região e os tipos de processos que são julgados pela Justiça Federal. Em seguida, a servidora Maíra Zau Serpa, do Juizado Especial Federal também explicou aos alunos o funcionamento dos JEFs.

Após as palestras, os universitários tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da Sexta Turma, presidida pelo desembargador federal Mairan Maia. Eles também foram recebidos no Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni, ouvidora-geral, em exercício, e na Subsecretaria da Segunda Turma. Ao final da visita, conheceram o Plenário da Corte, onde foram recebidos pelos servidores José de Vasconcelos Filho e Jacques Cabral da Nóbrega, e conversaram com o juiz federal convocado Rubens Calixto, que falou sobre a carreira de juiz e a rotina de trabalho da magistratura.

Ampliando o conhecimento

Os alunos vieram acompanhados pelo professor Suhel Junior. Segundo ele, a visita monitorada é muito produtiva para o aprendizado dos alunos. “Por sermos de uma faculdade do interior, ter esse conhecimento prático da Justiça Federal, do Tribunal Regional Federal, visitando um gabinete, o plenário, as seções, as turmas, realmente o aprendizado prático deles é ímpar com essa visita”, argumentou o professor.

Para o aluno Matheus José C. R. M. Alves, “é realmente muito importante essa visita, porque tudo o que vemos na teoria, algumas coisas mudam completamente na prática. Gostei muito”, finalizou.
Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

As instituições que tiverem interesse em participar de uma visita monitorada ao TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

 

Fotos: ACOM/ TRF3

 Servidor Marco Aurélio Serau Junior ministra palestra para estudantes
 

 A servidora Maíra Zau Serpa falou sobre os Juizados Especiais Federais
 

 Estudantes visitaram o Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni
 

 Os servidores José de Vasconcelos Filho e Jacques Cabral da Nóbrega falaram sobre a história do TRF3
 

 O juiz federal convocado Rubens Calixto falou sobre a carreira de juiz e a rotina de trabalho da magistratura
 
 Palestra do juiz federal Rubens Calixto
 
 Professor Suhel Junior que acompanhou os alunos na visita
 
 
 O aluno Matheus José C. R. M. Alves aproveitou a visita
 



Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2391 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br