Solenidade aconteceu no Plenário do Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Sessão Plenária Extraordinária Solene realizada no Plenário do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) na última sexta-feira (19/2) declarou solenemente empossados cinco novos desembargadores federais da Corte: Wilson Zauhy, Ana Pezarini, Nelson de Porfirio, Valdeci dos Santos e Carlos Delgado.
Nomeados desembargadores federais pela presidente da República por meio de atos publicados no dia 18 de janeiro, os novos magistrados do TRF3 foram definidos como experientes e capacitados pelo presidente Fábio Prieto de Souza, que na segunda-feira encerraria sua gestão à frente da Corte.
A cerimônia
Os novos integrantes do TRF3 foram conduzidos ao Plenário pela desembargadora federal Diva Malerbi, a mais antiga da Corte, e pelo desembargador federal Paulo Domingues, o mais recente.
Na sequência, os novos membros do TRF3 prestaram o compromisso regimental de bem desempenhar os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, as leis do país e o Regimento Interno do Tribunal Regional Federal da Terceira Região.
Pelas mãos presidente Fábio Prieto de Souza, foram entregues aos novos membros do TRF3 o Diploma e o Colar do Mérito Judiciário Ministro Pedro Lessa.
Depois da saudação aos empossandos do advogado Flávio Luiz Yarshell, representando o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, e da procuradora da República Maria Cristiana Ziouva, a vice-presidente do TRF3, desembargadora federal Cecília Marcondes, fez uso da palavra e apresentou os magistrados que iniciam sua trajetória como desembargadores federais, destacando suas histórias profissionais e na magistratura. “Esses magistrados foram talhados pela competência, pela independência, pela experiência, pela moralidade e, sempre, temperados pela amabilidade”, disse a vice-presidente.
Pelos recém-empossados, discursou o desembargador federal Valdeci dos Santos, que destacou a importância de um diálogo mais aberto entre os operadores do sistema jurídico e seus usuários. Para ele, a gestão do desembargador federal Fábio Prieto na presidência do TRF3 caminhou nesse sentido, harmonizando qualidade e eficiência.
Ao final, o presidente Fábio Prieto de Souza disse que a posse dos novos desembargadores federais completa com alegria o seu biênio na presidência do TRF3, na qual conseguiu atingir três grandes feitos: a instalação do processo judicial eletrônico (PJe), a redução do acervo de ações previdenciárias e a instalação dos colegiados especializados em matéria criminal.
Ao final da última sessão do desembargador federal Fábio Prieto como presidente, o TRF3 teve mais uma importante conquista: ele assinou, juntamente com a Superintendente do Patrimônio da União, Cláudia Fellice, a escritura dos prédios ocupados pela corte. O magistrado havia descoberto que os imóveis usados pelo TRF3 não estavam em nome da Justiça Federal e conseguiu sua regularização.
Autoridades presentes
Além do presidente do TRF3 e da quase totalidade dos membros do Tribunal, estiveram presentes à cerimônia, entre outras autoridades e personalidades, o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio Franca; o governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o deputado Arnaldo Faria de Sá, representando a Câmara dos Deputados; da senadora Marta Suplicy; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Dias de Moura Ribeiro; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Paulo Dimas; o advogado Flávio Luiz Yarshell; e a chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, procuradora regional da república Maria Cristiana Ziouva.
Também assistiram à solenidade os deputados federais Arlindo Chinaglia e Paulo Teixeira; o juiz federal Fernando Cesar Baptista de Mattos, conselheiro do CNJ; o Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante do 4º Comando Aéreo Regional; o vice-almirante Glauco Castilho, comandante do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil; o general Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste; o desembargador federal Cândido Ribeiro, presidente do TRF1; o desembargador Mário Devienne Ferraz, presidente do TRE-SP; o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, presidente do TRT-15; o desembargador Silvio Oyama, presidente do TJM-SP; o desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, representando a presidência do TRF5; o deputado estadual Junior Mochi, presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul; do procurador geral do Estado de São Paulo Elival da Silva Ramos; o defensor Guilherme Junqueira de Andrade, representando a Defensoria Pública Geral da União; da superintende do patrimônio da União Cláudia Fellice; dos desembargadores federais , Hercules Fajoses do TRF1, e Cid Marconi, do TRF5; do ex-presidente do TJM-SP Paulo Casseb; dos desembargadores do TJ-SP Ana de Lourdes e Walter Fonseca; do professor Antonio Carlos Marcato; e da juíza federal Giselle de Amaro e França, Diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 3758 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br