Visita técnica mostra como funciona a Justiça Federal da 3ª Região
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, na última terça-feira (13/9), quarenta e dois alunos e dois professores do curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI) em mais uma edição do programa “TRF3 de Portas Abertas”.
O projeto é uma visita monitorada organizada pela Ouvidoria do TRF3, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira. O objetivo é apresentar aos alunos a organização e o funcionamento de áreas técnicas do Tribunal, assim como a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Na abertura, eles assistiram a palestras sobre os temas “Justiça Federal no Brasil”, “Juizados Especiais Federais” e “Conciliação”. Para o estudante Adauto Roberto Pinto, o conteúdo abordado agrega informações ao curso. Ele se interessou bastante pela conciliação. “É um assunto recente e de grande valia para a solução dos conflitos”, ressaltou.
A cidade de Itapira está localizada no interior do estado de São Paulo e fica a 159 quilômetros da capital. Pela segunda vez, estudantes do município visitam o TRF3.
A professora Denise de Souza Ribeiro, coordenadora do curso de Direito do IESI, afirmou que os alunos aprendem a teoria durante a graduação, mas necessitam conhecer o funcionamento da Justiça. “É interessante para eles verem isso na prática”, disse a docente.
Os universitários participaram de uma sessão de julgamento da 1ª Turma. A aluna Larissa Angeline Bonacordi vivenciou a experiência pela primeira vez. “É uma maneira de estar mais próxima do conhecimento”, assinalou.
Na sequência, os estudantes conheceram a rotina das secretarias das 2ª e 3ª Turmas, do gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni, do gabinete do desembargador federal Gilberto Jordan e do Plenário.
Para a universitária Jéssica Carolina Delfino, ver o trabalho da magistratura e dos servidores é interessante. “Quero conhecer tudo e a partir daí definir a área que mais me identifico”, disse Jéssica.
O desembargador federal Nelson Porfirio encerrou o dia com uma palestra sobre a carreira de magistrado na 3ª Região. Para ele, o projeto “TRF3 de Portas abertas” aproxima o Tribunal e o próprio Poder Judiciário da população.
“Conhecer é desmistificar. Muitas vezes, o juiz não tem noção de como é desconhecida ou pouco conhecida a sua atividade e nessa interação ocorre esse feedback”, afirmou o magistrado.
A professora do IESI Cecília Nogueira Stefanini agradeceu a oportunidade de poder visitar novamente o TRF3. “Os alunos ficaram muitos satisfeitos. Para eles é uma grande oportunidade de aprendizado“, finalizou Cecília.
Programa “Conhecendo a Justiça”
O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao cidadão, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Desde o início do programa, o Tribunal já recebeu 850 alunos de todo o estado de São Paulo. As instituições que tiverem interesse em conhecer o TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail: ouvidoria@trf3.jus.br .
Fotos: ACOM/TRF3 |
1,8,9 e 10 - Alunos de Itapira/SP visitam áreas técnicas do TRF3 |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 2100 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br