Acordo regulamenta a visita de pai estrangeiro a menor brasileiro com base na Convenção de Haia
A Central de Conciliação de Piracicaba realizou, no dia 10 de maio, sua primeira audiência internacional de conciliação por videoconferência, em processo proposto pela União sobre a regulamentação de visita a um menor brasileiro por seu pai, estrangeiro residente nos Estados Unidos, com base na Convenção de Haia.
A criança nasceu nos Estados Unidos e, com aproximadamente quatro anos de idade, veio ao Brasil com a mãe. Hoje, o menor têm 15 anos, mas há 11 anos não tem contato físico com o pai, que pleiteou a regulamentação de visitas junto à Autoridade Central Americana, órgão responsável pela cooperação jurídica internacional naquele país.
A juíza federal Rosana Campos Pagano, coordenadora da Central de Conciliação de Piracicaba, afirmou que o processo foi encaminhado para a conciliação devido à possibilidade de se chegar a uma solução de forma ágil e pacífica, pois as próprias partes constroem o acordo, o que auxilia a preservar e estreitar as relações. Ela presidiu a audiência, que foi realizada nas dependências do Fórum, em conexão direta com a Flórida, Estados Unidos.
Segundo o acordo firmado, o pai fará a primeira visita ao filho no Brasil, a fim de se resguardar os interesses do menor. As visitas subsequentes serão acordadas conforme a conveniência de ambas as partes, não havendo óbice de que sejam feitas nos Estados Unidos.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 1982 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br