Premiação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça e valoriza boas práticas de solução de conflitos
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) foi vencedor em três categorias da 9ª edição do Prêmio “Conciliar é Legal”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As práticas foram eleitas pelo Comitê Gestor de Conciliação do CNJ no dia 15/12.
O objetivo da premiação é reconhecer nacionalmente boas práticas de solução de conflitos e aprimorar o Poder Judiciário no sentido da chamada autocomposição. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 6 de fevereiro de 2018 em Brasília/DF.
A Justiça Federal da 3ª Região (estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul) conquistou a premiação em três projetos que levam em conta critérios como eficiência, criatividade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.
Na categoria Tribunal Regional Federal, o TRF3 venceu com a prática “Fluxo Célere de Conciliações”. Já na categoria Juiz Individual da Justiça Federal, os vencedores foram os juízes federais Jorge Alberto Araújo de Araújo, da 1ª Vara de Imperatriz/MA (TRF da 1ª Região), e Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, do Juizado Especial Federal de Guarulhos/SP (TRF da 3ª Região), pela prática “CAMEDS – Câmara de Mediação em Direito de Saúde”.
O tribunal também foi o primeiro colocado na categoria Instrutores em Mediação e Conciliação. A desembargadora federal Marisa Ferreira dos Santos, coordenadora Gabinete da Conciliação do TRF3 receberá o prêmio pela prática “Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores da 3ª Região”.
Edição 2017
Lançado pelo CNJ em 2010, o prêmio tem como objetivo homenagear magistrados e servidores que tenham criado práticas jurídicas que contribuam para a pacificação social.
Nesta edição, foram eleitos, ao todo, 11 projetos nas categorias: Tribunal Estadual; Tribunal Regional do Trabalho; Tribunal Regional Federal; Juiz Individual (nos três ramos – Justiça Estadual, Trabalho e Federal); Instrutores de Mediação e Conciliação; Ensino Superior; Mediação e Conciliação Extrajudicial e Demandas Complexas e Coletivas.
Quanto à premiação aos tribunais que alcançaram índices de composição consensual mais elevados na XII Semana Nacional da Conciliação, realizada de 27 de novembro a 1° de dezembro, o resultado será proclamado após o recesso do Judiciário.
Durante o evento anual, o Gabinete de Conciliação do TRF3 e as 33 Centrais de Conciliação nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizaram 3.192 sessões de conciliação e finalizaram 1.997 processos que tramitavam no Judiciário, movimentando um montante de R$ 10.890.331,50.
Assessoria de comunicação Social do TRF3
Com informações do CNJ
Esta notícia foi visualizada 5107 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br