Solenidade será às 17h30 na sede do Tribunal em São Paulo. Magistrada foi nomeada pelo presidente da República em vaga destinada a membro do MPF
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realiza, no dia 16 de março, sexta-feira, às 17h30, Sessão Plenária Extraordinária Solene para a posse da desembargadora federal Inês Virgínia Prado Soares. A cerimônia acontecerá no plenário da Corte, localizado à Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul, 14º andar, em São Paulo/SP.
A magistrada foi nomeada desembargadora federal do TRF3 por decreto da Presidência da República publicado em 22 de fevereiro de 2018, no Diário Oficial da União, em vaga destinada a membro do Ministério Público Federal (MPF), pelo quinto constitucional, decorrente da aposentadoria da desembargadora federal Cecília Mello.
Inês Virgínia Prado Soares é membro do MPF desde 1997. Atua na Procuradoria Regional da República (PRR3) desde 2012, quando foi promovida por merecimento ao cargo de procuradora regional da República. É coordenadora do Núcleo dos Ofícios Criminais da PRR3.
No segundo grau, sempre oficiou em matéria da área criminal, exercendo, atualmente, a coordenação do Núcleo Criminal da PRR3, sendo também a representante da 2ª Câmara de Coordenação de Revisão do Ministério Público Federal junto à unidade.
A nova desembargadora é sergipana e se graduou em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1990. Tem mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e realizou pesquisa de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP). A procuradora regional também liderou a lista sêxtupla elaborada em votação pelos membros do MPF, tendo recebido 475 votos (78,50% dos votos dos procuradores da república votantes).
Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria Direito com o livro Direitos Humanos Atual. É autora de três livros: “Proteção Jurídica do Patrimônio Arqueológico no Brasil” (Habilis Editora, 2007), “Direito ao (do) Patrimônio Cultural Brasileiro” (Editora Fórum, 2009) e “Crimes contra os Bens Culturais” (Selo Planeta Verde, 2017). Coordenou também diversas coletâneas jurídicas.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 2366 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br