Alunos do curso de Prática Jurídica participaram da primeira visita técnica de 2018
Quinze alunos do curso de Prática Jurídica da Escola Técnica Estadual (Etec) "Jorge Street", de São Caetano do Sul/SP, e dois estagiários de Direito participaram do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, na sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), no último dia 12/03.
O programa consiste em uma visita técnica monitorada que tem o objetivo de apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região.
Na abertura, os estudantes assistiram a uma palestra com o servidor Denis Renato dos Santos Cruz sobre o histórico da Justiça Federal e a um vídeo explicativo sobre o funcionamento dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região.
O juiz federal Eurico Zecchin Maiolino, da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo e juiz auxiliar da Central de Conciliação/SP, conversou com os estudantes sobre o tema Conciliação, que é uma forma consensual de solucionar conflitos.
“É importante falar sobre o significado da conciliação. É uma concepção nova, em que as partes só têm a ganhar participando da resolução do próprio conflito”, explicou o magistrado.
Em seguida, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da 7ª Turma. A estudante Laísa Thais Alves Peixoto estava ansiosa para participar. “Gosto da área do Direito e tinha muito interesse em conhecer e ver como acontece”, ressaltou.
Depois os estudantes visitaram a secretaria da Quarta Turma e o gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni. Para o professor da Etec Waldir Gomes Magalhães, as visitas aos órgãos do Poder Judiciário conseguem agregar a matéria teórica com a prática e isso é de grande relevância para o aluno.
No Plenário, os servidores Jacques Cabral da Nóbrega e José de Vasconcelos Filho ilustraram casos relevantes que já foram julgados pelo Tribunal. “Foi muito bom receber e falar com os jovens do curso técnico Prática Jurídica, eles têm mais sonhos e expectativas”, frisou Jacques.
Para a estudante Iasmin Oliveira da Silveira, a visita foi muito proveitosa. “Havia muito conceito que não fazia ideia de como funcionava na prática e aqui eu compreendi”, concluiu.
O juiz federal Paulo Cesar Conrado, da 12ª Vara de Execuções Fiscais de São Paulo, finalizou o dia com uma palestra sobre o trabalho do magistrado. “Falar com os estudantes sobre a nossa atividade é dar uma palavra de estímulo, uma visão positiva, mas também responsável”, destacou.
Ele também enfatizou a importância do estudo no decorrer da carreira. “O juiz que não estuda não está judicando adequadamente, a gente não pode nunca se conformar com o repertório que nos formou, por que há mais coisa há se aprender. Além da dinâmica natural do Direito, tem a dinâmica social e temos que procurar entendê-la”, concluiu o magistrado.
Conhecendo a Justiça
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal e foi implantado em novembro de 2011 como parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.
Os interessados no projeto podem agendar uma visita ao TRF3 pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.
ACOM/TRF3 |
![]() |
Estudantes de São Caetano participam do projeto "Portas Abertas" no TRF3 |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1172 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br