O desembargador federal – presidente da 5ª Turma Especializada do TRF2 – e professor titular de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Estácio de Sá (Unesa) Aluisio Gonçalves de Castro Mendes lançará, no dia 17 de abril, na Livraria Martins Fonte, em São Paulo (Avenida Paulista 509), a partir das 17h, o livro “Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas – sistematização, análise e interpretação do novo instituto processual”.
Para o professor da Uerj, procurador de Justiça aposentado do MP/RJ e membro da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado Federal para elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil, Paulo Cezar Pinheiro Carneiro – que assina o prefácio da obra -, “o tema escolhido pelo autor é, possivelmente, o mais importante, complexo e inovador instituto contido no novo Código de Processo Civil. Adianto, desde logo, que é o melhor e mais completo trabalho escrito sobre o tema, até os dias de hoje, que tive a oportunidade de ler. Todos os detalhes relevantes sobre o tema, tais como, natureza jurídica, objeto, cabimento, legitimidade, competência, intervenientes, o papel do juiz, das partes, do Ministério Público e da Defensoria Pública, passando pelo procedimento desde a fase de admissibilidade, divulgação, publicidade e a suspensão dos processos, até as fases de instrução e julgamento com a fixação da tese jurídica, o seu âmbito de abrangência e os recursos cabíveis, foram detidamente examinados”, ressaltou.
Já para o professor aposentado da UFMG, desembargador aposentado do TJ/MG e também membro da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado Federal para elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil, Humberto Theodoro Júnior – que apresenta o livro -, “a obra é densa, profunda, pelo rigor científico com que foi construída. É, por outro lado, didática porque redigida em linguagem precisa e de fácil compreensão, associando sempre a teoria aos exemplos práticos. Sua larga utilidade, pois, dar-se-á tanto no mundo acadêmico como na atividade forense”, afirmou.
Palestra
No dia 18 de abril, a Escola Paulista da Magistratura (EPM) promoverá a palestra “Aspectos polêmicos do IRDR (Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas)”. A exposição será ministrada pelo desembargador federal Aluísio Mendes. O objetivo é aprofundar a discussão sobre os aspectos teóricos e práticos do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, instrumento introduzido pelo novo Código de Processo Civil. Participará como debatedor o desembargador Walter Piva Rodrigues, professor da Universidade de São Paulo (USP).
O evento acontecerá das 10 às 12 horas no auditório do Gade 9 de Julho (Rua Conde de Sarzedas, 100), sob a coordenação do desembargador Carlos Alberto de Salles. As inscrições são gratuitas e abertas a magistrados, assistentes jurídicos do Tribunal de Justiça de São Paulo e advogados. São oferecidas 163 vagas presenciais (as vagas a distância já estão esgotadas). Haverá emissão de certificado de participação aos inscritos que registrarem frequência.
Com informações do TRF2
Esta notícia foi visualizada 1153 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br