Magistrados e servidores do Gabinete da Conciliação e de outros setores do TRF3 buscam alternativas para otimizar serviço
O Gabinete da Conciliação promoveu, no dia 25 de maio, na "Vara Padrão" da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG), uma reunião institucional com o intuito de debater práticas e necessidades referentes ao lançamento e ao controle de dados estatísticos sobre o Programa de Conciliação da 3ª Região.
A reunião tratou sobre as inconsistências nos dados referentes à produtividade individual de juízes federais, bem como da relativa às homologações de acordos na 3ª Região. Entre os temas abordados, constaram a variedade de órgãos responsáveis por controles estatísticos, a necessidade de refinamento nas orientações a todos os órgãos jurisdicionais sobre a alimentação de dados nos sistemas, assim como melhorias e alterações nos sistemas eletrônicos atuais, visando a correta observância do disposto na Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também mereceram destaques a multiplicidade de plataformas e as potencialidades e desafios do uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Os participantes concluíram ser necessário centralizar o controle estatístico de toda a 3ª Região em um único órgão, sem prejuízo da atuação dos demais, identificar a origem de algumas inconsistências verificadas nesses controles e nos sistemas e propor soluções adequadas pelos setores responsáveis.
Houve consenso também para continuar os trabalhos para a elaboração de estudos e, posteriormente, de orientações e normatizações relativas à atuação conjunta da Presidência, da Corregedoria, do Gabinete da Conciliação, dos setores de tecnologia da informação e das varas federais para coordenar e consolidar a atuação sobre o tema em toda a 3ª Região.
Participaram da reunião os juízes federais Bruno Takahashi e Herbert de Bruyn (respectivamente coordenador e coordenador adjunto da Central de Conciliação de São Paulo); as juízas federais Leila Morrison e Marisa Cucio (titulares respectivamente da 10ª e da 12ª Varas Cíveis de São Paulo); e o juiz federal Eurico Maiolino (presidente do Juizado Especial Federal de São Paulo).
Também estiveram presentes os servidores do Gabinete da Conciliação, da Central de Conciliação de São Paulo, da Assessoria de Gestão de Sistema de Informação, da Divisão de Sistemas de Processo Judicial Eletrônico, da Secretaria de Tecnologia da Informação, da Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica, da Corregedoria Regional e da 10ª Vara Cível.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Com informações do Gabinete da Conciliação
Esta notícia foi visualizada 1143 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br