Evento ocorre nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro, em São Paulo
O elevado número de ações judiciais envolvendo o fornecimento gratuito de medicamentos ou tratamentos de saúde despertou nos profissionais do direito e da saúde a necessidade de compreender em profundidade as políticas de saúde pública existentes nos país em todas as esferas de governo: federal, estadual e municipal. Atenta a esse cenário, a EMAG, com o apoio da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (AJUFESP); da Advocacia Geral da União (AGU), da Faculdade de Saúde Pública da USP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), está oferecendo aos magistrados e gestores públicos da saúde o curso Judicialização da Saúde, de 14 de setembro a 5 de outubro.
O diálogo institucional entre o Poder Judiciário e gestores da saúde pública ainda é escasso, sendo este um problema a ser enfrentado, já que as informações técnicas nem sempre estão disponíveis com facilidade, o que cria dificuldades que vão além da complexidade inerente ao direito social em questão. No curso a ser realizado no auditório da escola, os participantes terão a oportunidade de analisar com profissionais da saúde questões como ações judiciais para o fornecimento de medicamentos ou tratamentos médicos, com base no direito fundamental à saúde, alinhado às políticas públicas para a área.
O curso tem a coordenação do juiz federal Ricardo de Castro Nascimento e do professor doutor Marco Akerman, da faculdade de Saúde Pública da USP. As aulas semanais serão semipresenciais para magistrados e gestores públicos da Saúde, com carga horária de 42 horas-aula ENFAM. Para obtenção do certificado de participação, o cursista deverá participar das aulas e fóruns.
Para os magistrados que não puderem frequentar as aulas presenciais, está prevista a possibilidade de participação por videoconferência com uma carga horária menor (15h30), mas que não poderá ser considerada para efeito de vitaliciamento ou promoção.
Para os servidores e o público em geral, a carga horária será de 15h30, na modalidade presencial ou por videoconferência. O certificado de participação será fornecido ao cursista que cumprir no mínimo 75% de frequência às aulas.
Judicialização da Saúde
Local: Auditório da Emag, na Av. Paulista, 1912, 1º andar
Período: 14,21 e 28 de setembro e 5 de outubro de 2018
Horário: 9h às 12h45
Programação
![]() |
Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região

Esta notícia foi visualizada 1420 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br