Desembargador Federal falou a estudantes sobre crimes financeiros envolvendo igrejas e templos religiosos
O Desembargador Federal Fausto De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3.a Região (TRF3), ministrou, ontem (11/2), palestra a estudantes de jornalismo da Universidade Columbia, em Nova Iorque (EUA).
A convite da diretora do curso de Jornalismo de Dados da universidade americana, Giannina Segnini, o Magistrado abordou a relação entre igrejas, tempos religiosos e lavagem de dinheiro.
Segundo a diretora, ela teve a ideia de convidar o Desembargador Federal após ter lido o livro Churches, Temples and Financial Crimes. A Judicial Perspective of the Abuse of Faith, lançado pelo magistrado em maio de 2017 nos mercados americano, asiático e europeu. Na publicação, ele trata de crimes financeiros envolvendo igrejas e templos religiosos e traça uma perspectiva judicial sobre o abuso da fé.
O curso dirigido por Segnini é, desde 2014, o único parceiro acadêmico de duas entidades jornalísticas: a International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ), instituição internacional de jornalismo investigativo; e o Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), organização de jornalistas sobre crime e corrupção.
As organizações jornalísticas já participaram em projetos como o Panama Papers e o Paradise Papers, além de colaborar com projetos internacionais de publicações como a The New Yorker, ProPublica, WNYC, Univision e NBC News.
![]() |
![]() |
Desembargador Federal Fausto De Sanctis na Universidade Columbia, em Nova Iorque |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1699 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br