Conferência será apresentada pela Baronesa Helena Kennedy, Diretora do Instituto de Direitos Humanos da Associação Internacional de Advogados
O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) promove, no dia 22 de fevereiro, das 10h às 13h, a conferência “Perspectivas de Gênero na Atividade Judicial”, que terá como conferencista a Baronesa Helena Kennedy, Diretora do Instituto de Direitos Humanos da International Bar Association (IBAHRI) – Associação Internacional de Advogados. Trata-se de nova edição do “Justiça, Gênero e Arte”, projeto que, desde agosto de 2018, por meio de diversos formatos, tem debatido a questão de gênero no Tribunal.
A conferência será presidida pela Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, Presidente do TRF3, e contará também com quatro debatedores: a Subprocuradora-Geral da República Ela Wiecko, Coordenadora do Comitê Gestor de Gênero e Raça do Ministério Público Federal (MPF); o Desembargador Federal Fausto De Sanctis, do TRF3; a Desembargadora Mônica Sifuentes do TRF1; e Procurador Regional da República Vladimir Aras. A relatoria ficará a cargo de Flávia da Costa Viana, integrante do Grupo de Estudos sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e Ministério Público/ Paraná.
O evento será realizado no Auditório do TRF3, localizado na Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul, 25º andar. Não há necessidade de inscrição e é aberto ao público geral.
A realização das “Perspectivas de Gênero na Atividade Judicial” é uma parceria do TRF3, da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.ª Região (EMAG) e da Comissão de Mulheres da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE). Conta com apoio do conselho Nacional de Justiça (CNJ), MPF, do Grupo de Estudos sobre Igualdade de Gênero no Poder Judiciário e no Ministério Público do Paraná e da International Bar Association.
O Instituto e a conferencista
O Instituto de Direitos Humanos da International Bar Association (IBAHRI) -Associação Internacional de Advogados - trabalha com a comunidade jurídica global para promover e proteger os direitos humanos e a independência das profissões jurídicas em todo o mundo.
A International Bar Association (IBA) é a organização líder mundial de profissionais jurídicos internacionais, associações de advogados e sociedades jurídicas. O trabalho da IBA começou em 1947, em Nova York, ao lado da fundação da Organização das Nações Unidas (ONU).
O IBA tem a adesão de mais de 50 mil advogados individuais de 194 países e mais de 200 associações de advogados e sociedades jurídicas em todos os continentes.
A conferencista do evento no TRF3, Baronesa Helena Kennedy, é atualmente Diretora do IBAHRI, Membro do Conselho da Divisão de Interesse Público e Profissional da IBA. Helena é uma das mais ilustres advogadas da Grã-Bretanha e especialista em direitos humanos, liberdades civis e questões constitucionais.
A baronesa passou sua vida profissional dando voz àqueles que têm menos poder dentro do sistema, defendendo as liberdades civis e promovendo os direitos humanos. Ela usou muitas plataformas públicas - incluindo a Câmara dos Lordes, para a qual foi elevada em 1997 - para discutir com paixão, inteligência e humanidade por justiça social. Ela também escreveu e transmitiu sobre uma ampla gama de questões, desde a negligência médica ao terrorismo até os direitos de mulheres e crianças.
O TRF3 e as questões de gênero
O TRF3 tem procurado debater tanto as questões de gênero que afetam a dinâmica de funcionamento da instituição quanto as que permeiam as lides trazidas a juízo.
Um grupo de magistradas, com o apoio da Presidência do TRF3, é responsável por promover e propor, por meio do projeto “Justiça, Gênero e Arte”, eventos em diferentes formatos para discutir as questões de gênero no Tribunal.
Entre elas estão a Desembargadora Federal Inês Virgínia e as Juízas Federais Raquel Perrini, em Auxílio à Presidência do TRF3, Leila Paiva Morrison, Sylvia Marlene de Castro Figueiredo e Gabriela Azevedo Campos Sales.
Em 2018, a mesa redonda “Mulheres no Sistema de Justiça”, as exibições dos documentários “Chega de Fiu-Fiu” e “Visionários da Quebrada” e as rodas de conversa com terceirizadas e terceirizados, por ocasião do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, foram destaques do projeto.
Na Escola de Magistrados, o tema foi objeto do seminário “Direito, Gênero e Sexualidade”.
Serviço
Evento: Conferência “Perspectivas de Gênero na Atividade Judicial”
Data: 22/2/2019
Local: Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul, 25º andar
Público: Geral
Inscrições: não há necessidade
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 1725 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br