Psicóloga deu dicas de como desenvolver uma comunicação eficaz
O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) promoveu na manhã desta quarta-feira (3/4) a palestra “Comunicação Consciente: como desenvolver uma comunicação eficaz”, ministrada pela psicóloga e coach Iara Mastine. O evento faz parte do ciclo de palestras que prossegue até a próxima sexta-feira (5/4), em comemoração aos 30 anos do Tribunal.
A mesa de abertura da palestra contou com a presença da Juíza Federal em Auxílio à Presidência Raquel Perrini e da Desembargadora Federal Marisa Santos que parabenizou pela realização do evento comemorativo dos 30 anos e pela escolha de temas que não são da área jurídica. “Há vida inteligente fora do Direito e do Tribunal.”
A palestrante Iara Mastine forneceu dicas de como utilizar uma comunicação mais eficiente no dia a dia, seja na família ou no trabalho. Ela sugeriu algumas perguntas para se comunicar conscientemente: O que você diz é possível executar? Como você orienta as pessoas? O que você diz é expresso positivamente? Sua mensagem é para o outro ou a para você mesmo? A sua fala descreve fatos mensuráveis ou é uma leitura mental? Descreve como você se sente ou é um julgamento? Refere-se à pessoa ou ao comportamento dela?
Segundo a psicóloga, há sete atitudes para uma comunicação consciente: Não julgamento, paciência, mente de principiante, confiança, não-esforço (sem querer mudar), aceitação e deixar ir (sem julgamentos ou rótulos).
Ela ressaltou que a linguagem pode nos aprisionar ou nos libertar e que “o mundo em que vivemos é aquilo que fazemos dele”. Finalizou sua apresentação com o livro: “Você já encheu um baldinho hoje?”, que conta uma estorinha lúdica em que cada pessoa carrega um baldinho invisível e quando ajudamos alguém a sentir-se bem, o baldinho da outra pessoa fica cheio e o nosso também. Porém, quando fazemos mal ao próximo o nosso baldinho esvazia, assim como o do outro. Por isso, ao fim do dia temos que refletir como está o nosso baldinho.
A palestra propôs a reflexão: “Que diferença você acha que aconteceria na sua vida se você praticasse a comunicação consciente na família, no trabalho e em você mesmo”?
A Juíza Federal Raquel Perrini agradeceu e emocionou a palestrante com sua fala: “A comunicação foi muito eficiente porque nos fez refletir. Todos nós já praticamos coisas que não são recomendadas. Esse ensinamento vale para quem tem filho, neto e para nós mesmos. Vale para a nossa vida ou para o nosso trabalho. Podemos ter entrado criança hoje aqui, mas saímos mais adultos, nos fez crescer e amadurecer. Desejo que tenhamos uma comunicação mais eficiente, porque vai melhorar o nosso dia a dia. Agradeço muito a professora pela excelência de tudo que disse hoje”, finalizou.
O Ciclo de Palestras prossegue amanhã (4/4), às 10h30, com a exposição “Viver em plenitude: o valor de estar presente” com o físico irlandês radicado no Brasil e budista ordenado Stephen Little. O encerramento acontecerá na sexta-feira (5/4), com a palestra “Por que fazemos o que fazemos?” do filósofo, escritor, educador Mario Sergio Cortella.
Clique aqui e veja a programação completa do evento.
Foto: ACOM/TRF3 |
![]() |
Mesa de Abertura da Palestra: "Comunicação Consciente: como desenvolver uma comunicação eficaz" |
![]() |
Psicóloga Iara Luisa Mastine ministra palestra no TRF3 |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 2333 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br